Para prevenir e mitigar os efeitos da vespa velutina (asiática) na produção de mel, a Câmara Municipal da Covilhã está a proceder à distribuição, entre os apicultores do concelho, de armadilhas para a captura desta espécie invasora e respetivo atrativo.
Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a autarquia covilhanense refere que ssta ação visa ajudar os apicultores a reduzirem a predação nos apiários, através da redução do número de vespas que aí predam, diminuindo-se, desta forma, a captura das abelhas melíferas. Simultaneamente, o Município também quer contribuir para reforçar o controlo e limitar o crescimento dos ninhos de vespa velutina.
A colocação das armadilhas junto dos apiários é eficaz desde o aparecimento das pequenas obreiras dos ninhos primários, geralmente em julho, e deve ser continuada até novembro, altura em que os ninhos não destruídos reduzem a atividade.
As armadilhas serão entregues aos apicultores que as solicitem mediante prova de que são detentores de colmeias de abelhas melíferas.
Para levantar as armadilhas, os apicultores devem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) através do email: protecao.civil@cm-covilha.pt ou do telefone: 275 330 600 e telemóvel: 963 143 620.
Esta ação enquadra-se numa candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela ao POSEUR.
Recomenda-se que:
- Por cada 2 a 5 exemplares de vespa velutina observada junto da colmeia deve ser colocada uma armadilha / colmeia;
- Mais de 5 exemplares de vespa velutina por colmeia devem ser colocadas duas armadilha/ colmeia.
Caso não se detete a presença da vespa velutina, recomenda-se a colocação de uma armadilha por cada 5 a 10 colmeias existentes no apiário.
As armadilhas devem ser instaladas a cerca de 1,5 metros de altura, de preferência à sombra, atrás e ao lado das colmeias, evitando as trajetórias de voo das abelhas melíferas.
De recordar que, por forma a contribuir para a diminuição e controlo da população de vespa asiática, para além do extermínio dos ninhos com eficácia, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem estado a proceder à instalação de armadilhas. Durante o ano em curso, o SMPC já exterminou cerca uma centena de ninhos de vespa asiática, no concelho
À população em geral, recorda-se que que caso aviste/identifique ou suspeite da presença de um ninho de vespa asiática deve contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) através do email: protecao.civil@cm-covilha.pt ou do telefone: 275 330 600 e telemóvel: 963 143 620. O SMPC assegurará a validação dos ninhos e a sua eficaz destruição, com pessoal especializado e devidamente equipado para a realização da operação em segurança.
Não se deve tentar o extermínio ou qualquer interferência com o ninho, porque, para além do risco de picadas, se o ninho não for devidamente exterminado vai originar a dispersão de um elevado número de vespas que darão origem a novos ninhos.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet