Alegando 'Proteção de Dados' o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco recusou tornar público o 'Currículo Vitae' do atual Coordenador da Fábrica da Criatividade, Fábio Ramalho, que substituiu, Carlos Matos. O Parecer Jurídico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) solicitado pela autarquia, a pedido do Diário Digital, obrigou, Leopoldo Rodrigues, a torná-lo público.
No âmbito da perplexidade que a substituição, à data, suscitou junto da comunidade artística, cívica e política albicastrense, tratando-se de interesse público, o DDCB solicitou, com conhecimento de Leopoldo Rodrigues, à Câmara Municipal o Curriculum Vitae e experiencia profissional de Fábio Ramalho, em Abril passado.
Foi-nos dito, em 25 de Maio, pelo Diretor do Departamento Administrativo Geral, Roberto Nabais, que "relativamente ao seu teor e, na sequência do despacho do Senhor Presidente, de 31 de maio do ano em curso, lamentamos informar da impossibilidade de envio do Curriculum Vitae solicitado, atendendo às limitações impostas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados".
Insistindo, o DDCB, acabou por ser informado pelo Chefe da Divisão Financeira e Património, João Marques, que "no seguimento da vossa comunicação de 19 de julho e após análise pelo nosso gabinete jurídico da possibilidade de comunicação dos elementos solicitados foi proposto o pedido de parecer à Comissão de Acesso a Documentos Administrativos (CADA).
No passado 14 de Setembro, o Presidente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos de enviou ao Diário Digital o Parecer da Comissão referente ao Of. 2364, 14.09.2023, Proc. n.º 831/2023 decidindo que “deve ser facultado o acesso” ao que o Diário Digital solicitou.
Dois dias depois, o Diretor do Departamento Administrativo Geral da Câmara Municipal, enviou o Curriculum que demorou 7 meses a ser conhecido.
Fábio Filipe Ramalho, foi nomeado, pelo presidente da Câmara Municipal, Coordenador da Fábrica da Criatividade e no seu currículo consta o Certificado Oficial - Nível Secundário de Educação, emitido pela Escola Secundária Amato Lusitano, em 19 de Julho de 2012, assinado, pelo Diretor da Escola, à data João Belém, atual Vereador da Câmara Municipal do PSD.
Para além deste ser o único certificado oficial de ensino, que constam das 4 páginas enviadas pelo email de Roberto Nabais, as outras 3 indicam que o Coordenador da Fábrica da Criatividade tem experiência profissional em formador, monitor e ensaiador em várias instituições por onde passou desde 2014 até à presente data.
Fábio Filipe Ramalho, substituiu, Carlos Azevedo Matos, primeiro e ex-coordenador da Fábrica da Criatividade, que, a pedido do Diário Digital, dá a conhecer o seu currículo e experiência profissional.
Fica-se a saber que, Carlos Matos, é Licenciado em Design Industrial pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) desde 1989, Bacharel de Profissionalização em Serviços, Ensino de Artes Visuais desde 1993, e Licenciado em Design de Comunicação e Produção Audiovisual desde 2009, ambos no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Foi professor na Escola Secundária da Carapalha, Castelo Branco, de 1991 a 1993. Professor na Escola EB 2/3 de Teixoso, Covilhã de 1993 a 1994. Professor Escola EB 2/3 José Sanches de Alcains, Castelo Branco, de 2005 a 2009. Professor na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, de 1992 a 2013. Professor no Agrupamento de Escolas de Farias de Vasconcelos, Castelo Branco, de 2009 a 2014.
Para além de ser atualmente professor na Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco, desde 2014, o primeiro e ex-Coordenador da Fábrica da Criatividade, também é colaborador da Urban Sketchers Portugal, desde 2010. Fotógrafo, Artista Gráfico e Designer desde 1989.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet