Um grupo de jornalistas de órgãos nacionais e regionais realizou uma visita ao concelho de Idanha-a-Nova, na passado 5ªfeira, 28 de Setembro, dedicada a observar ‘in loco’ as boas práticas dos produtores desta Bio-Região, premiada pela União Europeia como a melhor do continente.
A ação foi organizada pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, no âmbito do projeto internacional “Organic Food 4 Future” e na campanha do mesmo: “O Futuro está na sua mesa com a Folha Verde”, que visa a promoção e valorização dos produtos biológicos europeus.
Em nota de imprensa, a Câmara idanhense refere que a visita a explorações de agricultura biológica na Bio-Região de Idanha-a-Nova permitiu testemunhar como são produzidos os produtos biológicos até chegar ao prato, de forma a sensibilizar o consumidor para os benefícios deste modo de produção na sua saúde e na proteção do ambiente.
A exploração agro-pecuária Real Idanha, o Monte Silveira Bio, a queijaria Fonte Insonsa e a unidade de produção da Geocakes foram as empresas escolhidas, com produtos biológicos que vão desde o azeite ao queijo, passando pela produção animal, a carne, as leguminosas, a pastelaria, entre outros.
Refira-se que Idanha tem a maior área em modo de produção biológico do país (17.492 hectares), com 81 produtores certificados e muitos outros a fazer esse caminho, sendo um ótimo exemplo de uma agricultura inspirada por princípios de sustentabilidade ambiental e social.
Assim, a ação realizada neste concelho, que iniciou com um almoço biológico no restaurante Helana, e passou por uma das duas Bio-Cantinas idanhenses, terminou com a degustação de um menu biológico no atelier da empresa Geocakes.
Com esta iniciativa junto da comunicação social, a AGROBIO continua a desenvolver o projeto “Organic Food 4 Future” em parceria com a ECOVALIA (associação espanhola congénere), que é financiado por fundos europeus para promover o consumo de produtos biológicos em Portugal e Espanha.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet