Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de outubro de 2023

Oleiros: Estudantes de arquitetura visitam Miradouro do Zebro e aldeias de xisto

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito do projeto “Landscape Together”, cerca de 20 universitários do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e também do POLIMI – Politecnico di Milano, provenientes de Itália através do programa ERASMUS, visitaram alguns pontos do concelho de Oleiros, com foco principal nas aldeias de xisto de Álvaro e de Isna. 

Após o levantamento fotográfico e caracterização do edificado e das áreas não-edificadas, o objetivo é que os estudantes elaborem planos de ação para as freguesias já mencionadas, sempre em colaboração com as instituições locais. 

A iniciativa decorreu na passada quinta-feira, 28 de Setembro, com a receção aos jovens no salão nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques e Paulo Urbano (respetivamente), de quem receberam as boas-vindas e o desafio de “emprestarem” o seu olhar profissional e “fora-da-caixa” em favor da regeneração urbana das freguesias de Álvaro e de Isna. 

Na opinião de Adelino Gonçalves, um dos professores que acompanhou a viagem, desta forma os alunos “têm contacto com realidades diferentes, do ponto vista profissional, mas também humano”, algo que é “muito proveitoso” para a sua formação. “Neste grupo, a maior parte dos jovens são oriundos de grandes aglomerados populacionais. O contacto com os cidadãos, com os autarcas e com outras pessoas que detêm responsabilidades nos destinos do Interior é essencial para que consigam perceber as suas necessidades, as suas ambições e os desafios que podem ter pela frente enquanto futuros profissionais da área e na realização dos planos de ação no âmbito do Landscape Together”, completou o docente.  

Para além das duas freguesias, o grupo conheceu ainda o projeto “Arte à Porta” – que pode ser apreciado no centro histórico de Oleiros – e teve a oportunidade de observar o “novo” Miradouro do Zebro, idealizado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, que será inaugurado assim que for possível.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!