Por: Diário Digital Castelo Branco
No ano em que se assinalam 25 anos sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor José Saramago, o Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, recebe, no dia 7 de outubro (sábado), às 21h30, o espetáculo "Ensaio sobre a Cegueira", da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, com entrada gratuita.
É uma criação da coreógrafa Nélia Pinheiro, com base na obra de José Saramago e interpretada pelos bailarinos da CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora Gonçalo Almeida Andrade, Nélia Pinheiro e Ricardo Henriques.
A criação “Ensaio sobre a Cegueira”, inspirada no livro com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência.
Este espetáculo está inserido no Programa de Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago (1922-2022) e resulta de uma coprodução da CDCE e do Município de Évora, contando com o apoio da Fundação José Saramago e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. A CDCE, refira-se, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.
A apresentação de "Ensaio sobre a Cegueira" no Centro Cultural Raiano é cofinanciada pela República Portuguesa-Cultura / Direção-Geral das Artes, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
A entrada é gratuita, limitada à lotação. Reservas através do telefone: (+351) 277 202 900.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet