Por: Diário Digital Castelo Branco
A associação de artes performativas Quarta Parede, com sede na Covilhã, organiza, entre 19 de Outubro e 17 de Novembro, a iniciativa Em Trânsito, que promove em quatro localidades do concelho 13 atividades para estimular o “entrosamento de diferentes públicos”.
Depois de três edições “muito experimentais”, o Em Trânsito realiza-se este ano na Covilhã, Tortosendo, Paul e Peso.
Segundo a diretora artística, Sílvia Ferreira, declarou à agência Lusa, a intenção é provocar “movimentações em todas as direções” do público, quer dos centros urbanos, onde existe maior acesso a espetáculos, quer das zonas mais afastadas da sede de concelho.
O Em Trânsito foi pensado para a “formação e mediação de públicos de todas as idades”, nomeadamente crianças, comunidade escolar e idosos.
“O Em Trânsito entende como novos públicos pessoas ainda pouco familiarizadas com as linguagens das artes performativas, mas, também, todas aquelas que desejam alimentar a sua curiosidade e entusiasmo pelas artes em geral”, realçou hoje Sílvia Ferreira, na conferência de imprensa de apresentação do programa.
A programação, salientou a diretora artística, “desafia para atividades artísticas que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação e do pensamento”, assim como a “descobrir diferentes modos de criação”.
Os espetáculos têm entrada gratuita e realizam-se em “espaços não convencionais”, enfatizou a responsável, dando como exemplo “a escola, a biblioteca, o café e o salão comunitário”.
Em 19 de outubro, Marina Nabais e Joana Pupo, com a peça de dança “Corpo-mapa-livro”, apresentam-se em duas sessões ao público escolar na Biblioteca Municipal da Covilhã e, no dia seguinte, no mesmo local, orientam a oficina “Descoberta do livro”, para todos os públicos.
A conferência-performance “Take a Stand”, de Clara Antunes e Ricardo Machado, tem a particularidade de estar prevista para salas de aula de escolas secundárias da Covilhã, nos dias 26 e 27.
Dia 31, Carlos Marques faz duas sessões de contos, na aldeia do Peso.
Entre 06 e 10 de novembro, Mónica Samões e José Pelicano fazem uma residência artística na Escola EB 2/3 do Tortosendo e, no dia 11, apresentam na vila “Uma cadeira na montanha”.
A contadora de histórias Ana Lage estará, no dia 17 de novembro, numa escola e no Café Central do Paul com a sua narração oral.
No próximo ano, vincou a diretora artística da Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, a ideia é chegar a outras localidades e a outras pessoas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet