Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 12 de outubro de 2023

Europa: Mercado Único "festeja" aniversário em Castelo Branco este fim de semana

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Alameda da Liberdade da cidade de Castelo Branco vai receber, este fim de semana, 14 e 15 de Outubro, das 10:00 às 19:00 horas, a visita de uma ação promocional do Mercado Único Europeu, evento multinacional que celebra o seu trigésimo aniversário. 

Depois de Évora e Santarém, Castelo Branco é a terceira e última paragem da ação em Portugal.

Para celebrar esta ocasião com os cidadãos europeus, este ano a ação é feita em sete países europeus, com a participação ativa dos visitantes e exibição dos benefícios do mercado único na vida quotidiana dos europeus. 

Os visitantes podem descobrir, através de uma experiência interativa, como o Mercado Único da União Europeia (UE) afeta as suas vidas, participar em atividades e jogos e ganhar prémios.

A visita começou a sua jornada no dia 1 de Setembro em Trieste, Itália. Desde então, tem viajado pela Hungria, Roménia e Bulgária. Em outubro e novembro, incluirá Espanha, Portugal e França no seu itinerário.

Está-se a organizar a Visita ao Mercado Único da UE para marcar os seus 30 anos e ter a oportunidade de conversar com as pessoas sobre como tem contribuído para melhorar as suas vidas. Graças ao Mercado Único, é mais fácil para as pessoas estudar, viver, trabalhar e fazer negócios dentro das fronteiras da UE. O Mercado Único é o que liga a Europa - ajuda a criar empregos, alimenta o crescimento e a inovação; e oferece à Europa influência a nível global. - Kerstin Jorna, Diretora-Geral da Comissão Europeia para o Mercado Interno, a Indústria, o Empreendedorismo e as PME 30 anos de livre circulação e outros benefícios. 

Com 447 milhões de cidadãos europeus e 23 milhões de empresas, o Mercado Único da UE é reconhecido como o maior mercado único do mundo. Ao celebrarmos o seu 30º aniversário, este momento serve como uma oportunidade para refletir sobre os progressos realizados e enfrentar novos desafios.

Nas últimas três décadas, o Mercado Único permitiu que pessoas, bens, serviços e dinheiro circulassem livremente dentro da União Europeia. O Mercado Único é uma das maiores conquistas da União Europeia e reforçou a posição da UE como um ator económico global. 

Os cidadãos europeus podem estudar, viver, fazer compras, trabalhar e reformar-se em qualquer país da UE e usufruir de produtos de toda a Europa. No entanto, é essencial aperfeiçoar e melhorar continuamente o funcionamento do Mercado Único, dado o seu papel fundamental na resposta aos desafios atuais e futuros da Europa. Durante a pandemia de COVID-19, o Mercado Único demonstrou a sua adaptabilidade, permitindo que a Europa intensificasse a produção de vacinas.

O Mercado Único da UE protege as pessoas e as empresas, enquanto se desenvolve no sentido de uma Europa mais igualitária, responsável e sustentável. Como exemplo, até o final de 2024, uma nova lei determina que todos os telemóveis, tablets e máquinas fotográficas vendidos na União Europeia devem estar equipados com um conector USB Tipo-C. Esta medida faz parte de um esforço da UE para reduzir o lixo eletrónico e permitir aos consumidores fazer escolhas mais sustentáveis.

O Mercado Único tem 447 milhões de cidadãos europeus que beneficiam do Mercado Único. 23 milhões de empresas, que empregam quase 128 milhões de pessoas. 17 milhões de europeus vivem ou trabalham num país da UE que não o seu. 15% do comércio mundial de mercadorias é da UE. 

Desde a sua criação em 1993, o Mercado Único tem ajudado a facilitar a vida quotidiana das pessoas e das empresas, alimentando o emprego e o crescimento em toda a UE. Garante a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas num único mercado interno da UE e é considerada uma das maiores conquistas da UE. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!