Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 19 de outubro de 2023

Castelo Branco: Tribunal considera "ilícito" despedimento da ex-selecionadora de judo Ana Hormigo

Por: Diário Digital Castelo Branco

Tribunal do Trabalho de Sintra condenou a Federação de Judo ao pagamento das retribuições e subsídios em falta, desde Novembro de 2022 a Maio de 2023, depois de considerar ilícito o despedimento de Selecionadora Nacional de Judo a albicastrense Ana Hormigo 

Na sentença do tribunal de Sintra, é também indicado não ter sido possível uma conciliação das partes, em audiência realizada em maio deste ano, e que, em junho, a federação apresentou a motivação “sem apresentar processo disciplinar”.

Da sentença, a advogada de Ana Hormigo, Maria Fátima Duro, enfatizou a razão dada à treinadora, lembrando a ausência de um processo disciplinar e em como a decisão da FPJ feriu o judo nacional

“A ausência de qualquer processo disciplinar, ao arrepio do que a lei determina, com um despedimento arbitrário, não fundamentado, prejudicou o trabalho desenvolvido pela até então treinadora”, adiantou Fátima Duro.

A advogada deixou ainda claro que o presidente destituído, Jorge Fernandes, “prejudicou os interesses do judo nacional, tanto ao nível económico, como ao nível da estabilidade da seleção nacional”.

Contactado pela agência Lusa, o atual presidente da FPJ, Sérgio Pina, eleito em abril, garantiu que assim que a sentença transite em julgado haverá lugar ao que a mesma determina, com o pagamento das remunerações e subsídios em falta à ex-selecionadora.

Sérgio Pina disse que a FPJ não pretende recorrer da decisão, mas que “a normalidade e a paz regressem em pleno à modalidade”.

O atual presidente confirmou ainda que o Benfica, tal como decidido anteriormente, continuará a ter um treinador a acompanhar os seus atletas do projeto olímpico na seleção, mantendo-se essa escolha no clube.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!