Por: Diário Digital Castelo Branco
Investigadores do Laboratório de Produtos Florestais e da Unidade de Modelação do Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro certificaram que a oliveira da Capela de Nossa Senhora da Oliveira, na Orca, tem 955 anos.
Esta oliveira tem um perímetro médio ao nível do peito de 531 cm, um perímetro médio da base de 592 cm e uma altura do tronco de 130 cm, com uma possível margem de erro de dois por cento.
A Oliveira pode viver centenas ou até milhares de anos. É uma das árvores que há mais tempo é cultivada pelo homem e o seu fruto tem múltiplas utilizações.
A árvore tem uma forte componente simbólica, tanto que a pomba da paz transporta um ramo no bico e as coroas dos vencedores olímpicos da antiguidade eram também feitas com os seus rebentos.
O fruto, a azeitona, pode ser comida ou dela pode extrair-se óleo – o azeite – que tanto é utilizado à mesa como alimento ou como iluminação. Nos tempos antigos, e ainda nos dias que correm, é também utilizado para fins medicinais e estéticos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet