Por: Diário Digital Castelo Branco
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2022, referência na área da contabilidade autárquica, tem Castelo Branco em 8° lugar no ranking global dos municípios de média dimensão, alcançando 1437 pontos.
No ranking dos municípios do distrito de Castelo Branco, o municipio albicastrense ocupa o primeiro lugar, seguido de Vila Velha de Ródão, Penamacor, Sertã e Covilhã.
Resultados, aos quais a Concelhia do Partido Socialista de Castelo Branco elogiou em comunicado de imprensa, como o Diário Digital Castelo Branco noticiou (https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/64117/castelo-branco-ps-congratula-se-pelos-bons---resultados-no-anuyario-financeiro-dos-municypios-portugueses-de-2022)
Ao tomar conhecimento e referindo a sua posição sobre o assunto (https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/64054/castelo-branco-sempre-pye-em-causa-contas-de-2022-do-municypio—) o SEMPRE - Movimento Independente, também em comunicado de imprensa, comenta a postura do PS sobre os dados do Anuário Financeiro dos Município - 2022, onde faz, sobretudo, "um forte elogio, à gestão do município, nos mandatos anteriores a 2022".
O SEMPRE refere que "todos os indicadores referidos pelo PS como positivos, são indicadores que refletem a construção da situação financeira ao longo dos anos, e até 2022.
Efectivamente, se antes de 2022, a câmara tivesse sido gerida como nesta ano, a situação financeira do município seria muito negativa. De referir três indicadores que refletem a gestão do município em 2022 e que em nada contribuíram de positivo para a evolução patrimonial do município:
1. Pior execução orçamental do país
2. Terceiro pior resultado líquido do país. Mais de 5 Milhões de euros
3. Décima sétima maior subida do passivo exigível. Mais de três milhões
Por aqui se vê o quanto a gestão do ano 2022 prejudicou as contas do município que foram sendo construídas positivamente ao longo de muitos anos estes bons resultados revestem-se ainda de uma importância acrescida, tendo em conta que são logrados num ano em que o município devolve às famílias 2,5% do IRS municipal, paga as refeições dos alunos do ensino pré-escolar e dos 1º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em que devolve 150 euros por cada criança que frequente uma creche e não esteja abrangida pela isenção do Governo.
No entender do PS, neste contexto, sublinhar especialmente que a devolução de 2,5% do IRS, embora represente menos receitas para o Município, significa uma redução do esforço fiscal feito pelas famílias do concelho, não colocando, ainda assim, em risco a sustentabilidade financeira municipal.
A boa saúde financeira do Município de Castelo Branco está, ainda, bem patente no aumento, no ano de 2022, das suas disponibilidades financeiras reais. Neste capítulo, de entre os municípios com maior disponibilidade real em 2022, Castelo Branco ocupa o 12.º lugar com um valor financeiro disponível superior a 46 milhões de euros, o que representa um aumento de quase um milhão e meio de euros relativamente ao ano de 2021 e de mais de 6.6 milhões de euros relativamente ao ano de 2020.
Ao nível da avaliação dos municípios com “menor peso de pagamentos da despesa com pessoal na despesa total” em 2022, sintetizada no quadro em anexo, Castelo Branco ocupa o 16.º lugar com 23.8%, menos 0.5% relativamente ao ano de 2021 e menos 0.6% relativamente ao ano de 2020.
De destacar também o facto de Castelo Branco ocupar o 34.º lugar, no que toca ao município que mais paga em “transferências correntes, de capital e subsídios”. Este apoio, que supera os 8,5 milhões de euros, reflete claramente que o apoio dado pelo município às Freguesias e às associações do concelho é uma prioridade que não compromete a nossa saúde financeira. Por último, quanto aos municípios com “maior volume de despesa paga em aquisição de bens de capital e transferências de capital”, Castelo Branco ocupa o 29.º lugar com um valor de cerca de 11.8 milhões de euros.
Em suma, as avaliações ao município nos indicadores referidos são um motivo de satisfação para a Concelhia do PS de Castelo Branco.
Se, por um lado, evidenciam uma gestão criteriosa de dinheiro público, por outro não abalam os compromissos firmados pelo Partido com os albicastrenses, que sempre nos pautámos e pautaremos por cumprir. Continuaremos, assim, a apresentar-nos como gente que faz, mantendo as contas certas, e gente de confiança, não descurando nunca as responsabilidades assumidas perante as nossas populações", conclui a nota do Movimento Independente.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet