Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 1 de novembro de 2023

"Frutos de Outono" junta agentes económicos em Oleiros

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Pavilhão Multiusos das Devesas Altas recebeu a "Mostra dos Frutos de Outono" de 27 a 29 de Outubro, em constante animação e a participação de quem faz, em Oleiros, dos frutos da época negócio por via de compotas, aguardente, licores, geleia, doces, entre muitos outros produtos.

Em nota de imprensa, a autarquia local refere que "a sala de eventos do Município passaram, naqueles dias, centenas de pessoas. O frio característico desta estação do ano não demoveu os oleirenses e quem nos visita de conhecer a Mostra onde, para além de terem sido apresentados alguns dos produtos locais típicos desta época, se deu a conhecer o trabalho desenvolvido por artesãos e artistas plásticos do concelho.

A Mostra dos Frutos de Outono, inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, pelo Vice-Presidente, Paulo Urbano e pelo Vereador Filipe Bártolo, evidenciou a qualidade do “saber-fazer” oleirense e a inata forma de “bem acolher”. “Este certame já é uma imagem de marca de Oleiros na região e configura-se importante para os empresários locais, que têm aqui uma janela de oportunidade para divulgar os seus produtos de excelência”, considera o edil.

A iniciativa estendeu-se aos restaurantes do concelho que aderiram ao desafio de incluírem nas suas ementas, pratos confecionados à base dos frutos de outono.

Na entrega dos diplomas a cada expositor, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, agradeceu “às empresas, aos artesãos, às associações, às instituições e a todos os visitantes”, pelo sucesso da Mostra dos Frutos de Outono de 2023. Paulo Urbano destacou ainda a adesão dos agentes económicos ao Concurso de Compotas e ao Concurso de Decoração das Montras, bem como à prova de Licores e Aguardentes e Prova de Azeites. Sónia Castanheira, com uma compota de dióspiro com nozes venceu o Concurso de Compotas, no qual Luís Nunes com a geleia de medronho ficou em segundo lugar e Lurdes Santos em terceiro com doce de figo.

Paulo Urbano anunciou de seguida os vencedores do último concurso que faltava premiar: o Concurso de Decoração “Montras de Outono”, ao qual aderiram 10 estabelecimentos. A montra decorada da “Serrana” foi a mais votada pelo júri. A montra do “Artelier” de Ana Luzia ficou em segundo lugar e a da Casa do Queijo Oleirense em terceiro.

O certame também foi para o campo. No sábado de manhã, a atividade “À Descoberta dos Frutos de Outono” levou cerca de 30 participantes a passear por uma paleta de cores, odor de terra molhada, ao longo de trilhos com várias árvores a oferecerem frutos do outono.

Na animação musical, Carlos Agostinho, Abílio Alves, os Sons do Zêzere, o grupo Artur e Márcia, Drama & Beiço, a Estudantina de Castelo Branco e a Desertuna pautaram o ritmo, com música para todos os públicos.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!