Em resposta às necessidades dinâmicas dos estudantes e das universidades, o conceito de alojamento para estudantes, Student Housing, sofreu alterações substanciais nos últimos anos e continua a evoluir.
Atualmente, o sector do alojamento para estudantes na Europa está a atravessar um período de mudança, com uma forte ênfase na melhoria da qualidade, acessibilidade e sustentabilidade, graças também ao aparecimento de realidades como a Joivy, que fornecem aos utilizadores plataformas dedicadas a encontrar casas e apartamentos para alugar. Eis uma visão geral do futuro do alojamento para estudantes no continente, com base nos dados actuais.
De acordo com um estudo da Savills de 2022, o mercado europeu de alojamento para estudantes, apesar das restrições de viagem devido à pandemia, tem mantido uma procura estável. O sector continuou a contrariar a tendência, com um grande número de jovens a entrar no ensino superior, uma vez que a procura de alojamento de qualidade nas principais capitais europeias se manteve estável nos últimos anos. A demografia dos estudantes universitários também está a mudar. A União Europeia, através de programas como o Erasmus+, facilitou a mobilidade dos estudantes, contribuindo para uma perspetiva mais internacional e intercultural da educação. Na opinião de Joivy, isto prepara o terreno para um aumento da procura de alojamento flexível e inclusivo e, enquanto as cidades europeias continuarem a melhorar a oferta de serviços e a qualidade de vida, a procura por parte dos estudantes internacionais também continuará a crescer.
Um dos temas centrais do futuro desenvolvimento do alojamento para estudantes na Europa é a sustentabilidade. As novas tecnologias e os materiais sustentáveis estão a ser cada vez mais utilizados na construção, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Um exemplo recente é a Universidade de Siena, em Itália, que inaugurou a residência universitária "Santa Chiara Lab" em 2017, que pretende ser um modelo de sustentabilidade através da utilização de materiais ambientalmente sustentáveis e de uma ênfase na eficiência energética.
A conceção dos alojamentos para estudantes está a evoluir cada vez mais, não só para promover o conforto, mas também para incentivar e estimular a socialização e a aprendizagem em colaboração. Tudo isto se reflecte na crescente popularidade dos assim chamados espaços de micro-living, que são precisamente espaços de pequenas dimensões mas altamente funcionais, e dos espaços de co-living, promovidos por realidades como a Joivy, que encorajam a partilha de espaços comuns para actividades de equipa ou grupos de estudo, ou simplesmente para relaxar e criar novos laços.
A nova geração de estudantes é a mais actualizada e digitalmente empenhada, razão pela qual o alojamento de estudantes universitários tem de incorporar o mundo digital. Por exemplo, muitos fornecedores de alojamento estão a utilizar aplicações para recolher pedidos e reclamações dos estudantes. Como já foi referido, a presença de plataformas como a Joivy, que facilitam a procura e a reserva de alojamento para estudantes, está a crescer e continuará a crescer ao longo do tempo, graças à fiabilidade destas plataformas que integram soluções tecnológicas de gestão imobiliária, aproveitando a experiência adquirida no terreno.
O futuro do alojamento para estudantes na Europa é risonho, mas também apresenta desafios. A procura crescente de alojamentos para estudantes de qualidade, sustentáveis e económicos é uma realidade inegável, tal como a importância de promover a comunidade e a integração entre os estudantes.
Para responder a estas exigências, as inovações em termos de design, sustentabilidade e tecnologia serão cruciais.
Com um mercado que deverá crescer e um interesse crescente em soluções de alojamento inclusivas e inovadoras, o alojamento para estudantes na Europa está a preparar-se para se tornar não só um local para viver, mas também um ambiente onde os estudantes podem crescer, aprender e criar redes significativas para o seu futuro.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet