O Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, em parceria com a Junta de Freguesia de Lavacolhos, vai assinalar, no próximo dia 9 de Dezembro, às 14h30, na Casa do Bombo, em Lavacolhos, o centenário da morte de Adolfo Portela, com a iniciativa “Adolfo Portela: Patrimónios com Memória”.
A homenagem ao escritor, poeta, patrimonialista, dramaturgo, músico, compositor, ensaísta, filantropo Adolfo Portela pretende evocar o grande contributo que teve na construção da imagem identitária cultural do Concelho e dar conhecimento do seu património imaterial.
Desta iniciativa fará parte a conversa aberta “Património Imaterial: da Inventariação às Matérias com Futuro”, moderada por Pedro Salvado, diretor do Museu Municipal, e reunirá responsáveis pelas distintas formas patrimoniais classificadas, ou em vias de classificação, do conjunto do património imaterial da Beira Baixa, como, por exemplo, o Madeiro de Penamacor, os Bombos de Lavacolhos, a Festa de Santa Bebiana de Caria e o Bodo de Nossa Senhora da Consolação.
A atividade irá incluir a leitura de poemas, um momento musical e uma evocação biobibliográfica de Adolfo Portela. Será ainda descerrada a placa de distinção da Construção de Bombos e Caixas no concelho do Fundão enquanto manifestação inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet