Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Vila de Rei promoveu uma ação de promoção da qualidade na apanha e fermentação do medronho, realizado no Centro de Instalação de Empresas e Serviços de Vila de Rei, localizado na Zona Industrial do Souto.
A ação foi organizada pelo Município de Vila de Rei com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.
Foram abordados temas como as melhores práticas de produção do medronho, seleção e apanha do fruto e os melhores procedimentos de fermentação, visto que a aguardente de medronho é desde sempre um dos produtos mais tradicionais deste território, sendo de extrema importância manter as boas práticas, de forma a obter um produto de excelência.
De referir que o medronho é um fruto vermelho e pertence à categoria dos “pequenos frutos”, sendo uma baga redonda e verrugosa, de um vermelho intenso, quando madura.
A espécie que lhe dá origem – o medronheiro (Arbutus Unedo)-, também popularmente designado de “ervedeiro”, pode atingir os cinco metros de altura.
Esta planta tem muitas utilizações possíveis: uma delas é o aproveitamento das suas folhas para infusões. O poder diurético e antissético pode ser usado para fins homeopáticos.
Apesar de todas estas finalidades, a mais antiga e a mais popular continua a ser a Aguardente, vulgarmente conhecida por “medronheira”.
A aguardente de medronho é uma bebida espirituosa, aromática e incolor. A sua versatilidade permite adicioná-la a vários cocktails ou simplesmente bebida com café, prática comum das gentes desta zona da Beira Baixa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet