Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 30 de dezembro de 2023

Assimetrias regionais: Deputada do PSD considera “insuficientes” medidas governamentais

Por: Diário Digital Castelo Branco

Com base nos resultados obtidos a visitas ao território, nomeadamente nos distritos de Castelo Branco e Guarda, a deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, considera que “faltam políticas públicas estruturantes para que se reduzam assimetrias regionais”.

A ideia foi deixada recentemente numa audição com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Segundo a parlamentar “a falta de políticas públicas deve-se unicamente à falta de vontade política do governo em acreditar no potencial” do interior.

    “Não se encontram políticas de incentivo ao aproveitamento dos recursos existentes, como o dos solos com as energias renováveis e mesmo o sequestro de carbono. Não existem políticas de incentivo fiscal em sede de IRS à fixação e atração de famílias. Não existem reforços de apoio em sede de IRC para as empresas sediadas a operar no interior. Não existiram benefícios sociais na criação de emprego, nem à majoração dos encargos com o emprego que permita às empresas melhores salários e à fixação de emprego qualificado”, afirmou Cláudia André.

A parlamentar não tem dúvidas que “a fixação de um regime fiscal para as regiões de baixa densidade teria sido fundamental para melhorar as condições de desenvolvimento económico”. Neste sentido Cláudia André questionou Ana Abrunhosa de forma a saber se “conseguiu convencer o governo a fazer tudo que foi comprometido na campanha de 2022?”.

Intervenções de Cláudia André:

https://youtu.be/_edwlbpcVQc

https://youtu.be/W68xlA7hwmk

Audição:

https://canal.parlamento.pt/?cid=7580&title=audicao-da-ministra-da-coesao-territorial

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!