Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova recebeu esta segunda-feira, 15 de Janeiro, dois grupos de música tradicional que cantaram e encantaram com as Janeiras a edilidade.
O Grupo de Cantares Tradicionais da Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha e os Cavaquinhos de Penha Garcia, são dois grupos exemplares na preservação, valorização e inovação em torno do património musical e cultural do concelho de Idanha-a-Nova.
Cantar as Janeiras, é uma tradição nacional que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal agradece "a amabilidade do gesto e retribui a todos os votos de um feliz ano de 2024 e refere que, nas palavras do presidente da autarquia, Armindo Jacinto, "é um orgulho testemunhar a notável vitalidade da tradição das Janeiras no concelho de Idanha-a-Nova”, onde um pouco por todas a vilas e aldeias “diversos grupos cumprem esta tradição enraizada nas nossas comunidades”.
“A transmissão das tradições junto dos mais novos é especialmente importante, pois são eles o futuro das nossas terras”, acrescentou Armindo Jacinto, que tem recebido os diversos grupos das Janeiras acompanhado da vice-presidente Idalina Costa e do vereador João Carlos Sousa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet