Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 16 de janeiro de 2024

Penamacor: 4ª edição de "Madeiro – Folios de Poesia” representa centralidade da tradição

Por: Diário Digital Castelo Branco

Depois de já haver três edições da obra literária “Madeiro – Fólios de Poesia”, surge agora o lançamento da sua quarta edição, apresentada em Penamacor na passada 6ª feira, 12 de Janeiro.

Em “Madeiro – Fólios de Poesia IV”, o leitor pode encontrar textos poéticos sobre a tradição do Madeiro com a participação de autores reconhecidos portugueses, espanhóis e brasileiros, uma vez que a tradição é transversal aos vários países. 

O livro pretende ser um contributo para a preservação e divulgação da tradição cultural ancestral do Madeiro, enquanto agregadora de comunidades e de gerações e da qual Penamacor é um exemplo único, materializando a imaterialidade deste ícone da matriz da identidade cultural destas comunidades.

Na obra é possível encontrar poemas de Afonso Carrega; Aires Diniz; Ana Melo; Ana P de Madureira; António Lourenço Marques; António Rico; António Sá Gué; Carlos Cruchinho; Carlos Fernando Bondoso; Fernando de Castro Branco; Francisco Pardal; Gabriela de Sousa; José Alfredo Pérez Alencar; José d’Encarnação; José Dias; José Dias Pires; José Fernando Delgado Mendonça; Leonora Rosado; Luís Aguiar; Maria de Lurdes Gouveia Barata; Marília Miranda Lopes; Mário Hélio; Pablo González Martin; Pantaleão; Silva Amaro; Sixto Sarmiento; Teresa Almeida Subtil; Tiago Alves; e Vicente Garrido.

A apresentação esteve a cargo de Pedro Salvado e André Oliveirinha, contando ainda com presença do Presidente da Câmara Municipal, António Luís Beites Soares, que reforçou a importância desta sequência de publicações, pois representam a centralidade desta tradição no concelho de Penamacor, materializando os diversos contextos imateriais associados ao Madeiro. 

Dos vários poetas que se quiseram associar à apresentação fizeram parte da mesa António Rico, que agradeceu o convite e referiu a importância destas publicações para a dinamização da cultura literária no concelho de Penamacor, e Aida Acosta, que referenciou a diferença existencial de investimento na cultura literária nos dois lados da fronteira. 

Também os artistas plásticos Gabriel AV e Pedro Leitão estiveram presentes, dando o seu contributo para esta apresentação, sendo que o primeiro entregou ao município o original da obra que se encontra representada nesta edição. 

Esta edição encontra-se disponível para download junto com outras publicações do Município de Penamacor em www.cm-penamacor.pt/p/livros.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!