Por: Diário Digital Castelo Branco
Perdições é o título do livro que Jerónimo Barroso, professor, antigo dirigente escolar, dirigente associativo e sindical, apresentou esta 6ªfeira, 1 de Março na Fábrica da Criatividade.
A cerimónia de apresentação teve a presença de Fábio Ramalho, Coordenador da Fábrica, João Carrega, da RVJ-Editores, Manuela Costa, professora e geógrafa, do próprio autor e contou com a presença de muito público, que esgotou o auditório onde se realizou a apresentação.
Fábio Ramalho deu as boas vindas aos presentes, falou de Jerónimo Barroso como professor, como amigo e agora como escritor.
A apresentação do livro esteve a cargo de Manuela Costa, que de forma clara e objectiva transportou os presentes numa “viagem” que percorreu os muitos dos locais que o autor visitou e que são pretexto para as crónicas que escreveu. Salientou que o autor, nessas suas viagens, nesse seu ir e voltar, não se limita a viajar, mas também partilha com os leitores as suas observações, emoções e sensações. Primeiro através de fotos, nas redes sociais, depois também com textos e agora, em livro, que já é o terceiro, depois da “100ª Lição” e de “Cartas Digitais”.
João Carrega, responsável pela RVJ-Editores que editou o livro, salientou o facto do professor Jerónimo num curto espaço de tempo já ter publicado três livros e fez algumas considerações à volta das “Perdições" e das imagens expostas na sala que foram geradas pela Inteligência Artificial, convidando os presentes a reflectir sobre esta realidade que por enquanto ainda não se sabe onde nos irá conduzir.
O autor começou por agradecer o apoio da Câmara Municipal, a presença de tantos amigos e convidados e também a todos os que com ele colaboraram para que a publicação do livro fosse possível. Falou um pouco das suas “Perdições, esclarecendo que não se considera um escritor, mas apenas uma pessoa que gosta de juntar palavras e contar histórias, se possível bem-humoradas e que disponham bem quem as leia. Contou também algumas das peripécias vividas nas viagens que são tema do livro, esclarecendo porém que ele é muito mais que um livro de viagens, pois não descura realidades sociais, políticas, culturais e de tudo um pouco do que faz a vida de quem vive nos locais por onde se vai passando.
Informou que a exposição Perdições - a primeira que pode ser visitada em Castelo Branco, quiçá no país, com imagens geradas pela IA, pode ser vista na Fábrica da Criatividade até dia 28 de Março.
A terminar Esclareceu também que o livro o pode ser adquirido na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
A obra foi editada pela RVJ-Editores e paga pela Câmara Municipal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet