Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, acaba apresentar a agenda dos "Mistérios da Páscoa 2024", publicação que calendariza as 280 práticas quaresmais e pascais que o município recebe durante 90 dias.
A agenda Mistérios da Páscoa em Idanha 2024 calendariza as 280 práticas quaresmais e pascais que acontecem no concelho, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao domingo de Pentecostes.
“A nossa missão, enquanto Câmara Municipal, é colaborar com o povo para salvaguardar, documentar e divulgar esta nossa riqueza. Mais ainda, numa altura em que Idanha-a-Nova conseguiu a adesão à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”, explicou o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O autarca salientou que, atualmente, em Portugal, só Idanha-a-Nova e Braga integram esta rede candidata a Itinerário Cultural do Conselho da Europa e que inclui itinerários com grande interesse cultural e turístico.
A genuinidade das tradições rege todo o processo de revitalização dos Mistérios da Páscoa, que passaram de 160 em 2009 (ano do lançamento da primeira agenda) para 280.
Armindo Jacinto enalteceu ainda as instituições e os grupos não formais que, “com alma e devoção, preservam as tradições quaresmais e pascais do concelho, participando de uma forma ativa nos rituais”.
“Refiro-me às paróquias, misericórdias, associações e comunidades locais que se revelam insuperáveis na defesa do nosso património”, sintetizou.
A edição de 2024 é dedicada à análise das tradições da vila de Idanha-a-Nova, com notas históricas, culturais e litúrgicas, onde se faz uma abordagem profunda aos seus ritos e rituais.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet