Por: Diário Digital Castelo Branco
A Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão, fundada em 2002 com o objectivo estatutário de promover e desenvolver actividades de carácter desportivo, cultural e ambiental, em muito tem contribuído para que o Concelho do Fundão, nomeadamente a Serra da Gardunha, atinja notoriedade a nível Nacional.
A Gardunha Viva vai realizar nos próximos dias 23 e 24 de Março, o Encontro Ibérico de Montanhismo, com realce para a 26ª Travessia da Gardunha, com a presença estimada de 300 participantes.
Como tal, a Associação vai, mais uma vez, partilhar esta actividade com todos aqueles que tal como a Gardunha Viva, cuidam e gostam da natureza, aproveitando assim, o característico e belo cenário da encosta da Gardunha neste momento pautado pelas cerejeiras em flor, e a magnìfica aldeia histórica de Castelo Novo desfrutando assim da paisagem única do nosso maior ativo que é a Serra da Gardunha.
De salientar que a Travessia da Gardunha conseguiu ao longo destes 25 anos atrair milhares de praticantes de todo o país e de regiões fronteiriças de Espanha, sendo já uma das grandes referências para todos os amantes da vida ao ar livre.
Este ano o programa começa no dia 22 com a recepção aos participantes, do dia 23, sábado, que irão para a freguesia do Telhado com o objectivo de mostrar a paisagem e património da freguesia através de um percurso pedestre pela Rota do Barro e visita guiada à Casa do Barro seguido de um almoço convívio e no dia 24, domingo, será a tradicional Travessia da Gardunha ligando a cidade do Fundão à Aldeia Histórica de Castelo Novo passando por Alcongosta conhecida como a “Terra da Cereja”. A Travessia termina em Castelo Novo onde será servido o almoço a todos os participantes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet