Por: Diário Digital Castelo Branco
A Igreja de São José Operário, situada na Rua João Velho, Bairro do Cansado, em Castelo Branco, vai homenagear o Comendador Rui Nabeiro na próxima 3ªfeira, 19 de Março, data em que se assinala um ano do seu falecimento.
Segundo a informação a enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o cerimonial religioso terá lugar às 19:00 horas nesta igreja pertencente à Paróquia de São Miguel da Sé.
A iniciativa está inserida na homenagem que o Grupo Nabeiro-Delta Cafés está a realizar em diversas localidades do país na data em que faleceu o seu fundador, nomeadamente Aveiro, Beja Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.
De recordar que Rui Nabeiro era oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar por volta dos doze anos. Ajudava a mãe numa pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café , numa época em que se sentiam os efeitos da guerra civil em Espanha e a zona raiana era lugar de contrabando.
Aos 17 anos, após a morte do pai, assumiu os destinos da pequena torrefação familiar. Para fazer crescer a empresa, fomentou a venda de café em Espanha , constituindo depois uma sociedade com os seus tios, a Torre fação Camelo, da qual tornou-se gerente. Contudo, insatisfeito com a sociedade deixou a gerência da empresa, fundando com a esposa e filhos seu próprio negócio em 1961, a Delta Cafés que, além dum pequeno armazém de mercearias, logo se iniciou na torra do café. Nascia assim a marca Delta, que passados poucos meses se distribuía em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963, e outro no Porto, em 1964.[
Antes do 25 de Abril de 1974, e por duas vezes, Nabeiro foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo — em 1962 e em 1972, tendo exercido a função por menos de um ano, alegando ter-se incompatibilizado, a primeira vez, com os restantes membros da Câmara, e a segunda vez com o Governador Civil de Portalegre, Nabeiro voltaria, no entanto, a exercer o cargo — agora democraticamente eleito, pelo Partido Socialista — em 1977, sendo reeleito duas vezes, e mantendo-se no cargo até 1986, ano em que fugiu para Badajoz após ser acusado pelo Ministério Público dos crimes de fraude fiscal e associação criminosa, referentes à falta de pagamento da taxa de importação sobre café proveniente dos Países Baixos. Viria a ser ilibado, não tendo sido submetido a qualquer julgamento criminal.
Já em 2020, foi agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência por Pinto Balsemão.
Rui Nabeiro faleceu a 19 de Março de 2023 no Hospital da Luz, em Lisboa , aos 91 anos, vítima de doença. Na véspera recebeu a visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. O seu falecimento foi lamentado pelo Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e diversas personalidades, tendo Rui Nabeiro sido consensualmente lembrado pelo seu humanismo e dinamismo empresarial. A Câmara Municipal de Campo Maior decretou 5 dias de luto municipal, ao passo que a Câmara Municipal de Elvas decretou 3 dias de luto municipal.
Era avô materno do cavaleiro tauromáquico Marcos Bastinhas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet