Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de março de 2024

Castelo Branco: Câmara homenageou presidente da Associação 25 de Abril no Dia da Cidade

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Castelo Branco homenageou hoje o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), tenente-coronel Vasco Lourenço, com a medalha de ouro da cidade, como reconhecimento pelo seu percurso militar e de vida.

“Em reconhecimento do seu percurso militar e de vida e por ter sido um dos obreiros de um dos dias mais belos da história de Portugal, por ter restituído a liberdade e ter promovido a democracia merece o nosso reconhecimento”, justificou o município de Castelo Branco.

O capitão de Abril e presidente da A25A, Vasco Lourenço, recebeu hoje a medalha de ouro de Castelo Branco das mãos do presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, no âmbito das comemorações do 253.º aniversário da cidade.

O tenente-coronel Vasco Lourenço, natural da freguesia de Lousa, concelho de Castelo Branco, manifestou o seu agradecimento e “orgulho” pela atribuição do galardão, “como reconhecimento do seu percurso militar e de vida”.

O município entregou também hoje, Dia da Cidade, a medalha de ouro da cidade ao príncipe Aga Khan pela sua colaboração na divulgação do bordado de Castelo Branco, a nível mundial. A distinção foi atribuída em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do bordado.

Aga Khan pertence à comunidade ismaelita que o considera descendente de Maomé e que, em Portugal, reúne cerca de 10 mil pessoas, número que sobe para os 15 milhões em todo o mundo.

O príncipe, por motivos de força maior, não esteve presente na cerimónia.

A Câmara Municipal distinguiu também o Sport Benfica e Castelo Branco, clube que é a sétima filial do Sport Lisboa e Benfica e que, no domingo, celebra o seu primeiro centenário.

De igual modo, foram distinguidos o fundador da empresa Mecalbi, engenheiro Jorge Amaral, e o professor José Figueiredo Martinho, que foi o presidente da comissão instaladora da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e responsável pela implementação do ensino politécnico na cidade.

Os funcionários da Câmara Municipal de Castelo Branco com 25 anos ou mais de serviço foram também agraciados com uma medalha comemorativa, de autoria do docente e escultor albicastrense José Simão.

A anteceder esta sessão foi realizada uma Assembleia Municipal evocativa dos 253 anos de elevação de Castelo Branco a cidade, onde todos os partidos representados fizeram a sua intervenção sobre a data comemorativa.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!