Idanha-a-Nova: Câmara dinamiza Curso de Religiosidade Popular

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promoveu, nos dias 22 e 23 de março, o 8º Curso Livre sobre Religiosidade Popular, já uma referência no debate em torno da temática da Páscoa, da salvaguarda e promoção das tradições.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-03-25 22:50
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O evento decorreu no Forum Cultural e incluiu, no segundo dia, o 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, com a participação de vários grupos de encomendação das almas da região. No Forum Cultural está ainda patente a exposição de fotografia Mistérios da Páscoa em Idanha, de Hélder Ferreira.

Na abertura do Curso Livre, que integra o projeto Mistérios da Páscoa em Idanha, a vice-presidente da Câmara Municipal, Idalina Costa, sublinhou que “ao longo das várias edições, este evento tem contribuído para debater as tradições quaresmais e pascais do concelho de Idanha-a-Nova”.

“A nossa missão, enquanto Câmara Municipal, é colaborar com o povo para salvaguardar, documentar e divulgar esta nossa riqueza”, continuou Idalina Costa, afirmando: “a grande riqueza da Páscoa em Idanha, que atrai o interesse de investigadores, comunicação social e visitantes é, acima de tudo, do nosso povo!”.

Com efeito, as paróquias e os párocos, as nove irmandades das misericórdias, as associações e os grupos informais de cidadãos que mantêm os rituais são autênticos guardiões das tradições. A sua devoção tem sido fundamental para preservar as cerca de 280 celebrações que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

No processo de revitalização deste património imaterial, há a destacar o papel do investigador António Catana, coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha, acompanhado por Alexandre Gaspar, num trabalho de mobilização, inventariação, documentação e divulgação das celebrações das diferentes comunidades locais.

Para António Catana, desde 2023 há novas responsabilidades e oportunidades com a entrada de Idanha-a-Nova na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, que permitirá integrar itinerários de grande interesse turístico e cultural, classificados pelo Concelho da Europa.

Ao longo de dois dias, o Curso Livre reuniu investigadores, académicos e outros atores que trabalham as temáticas da Páscoa e da religiosidade, nas suas várias dimensões.

PUB

PUB

PUB

PUB