Proença-a-Nova: Agricultura Regenerativa debateu-se no CCVF

A Agricultura Regenerativa esteve em debate no Centro Ciência Viva da Floresta na sexta feira passada, 22 de Março, na realização de um Café de Ciência, orientado por Luís Neves, especialista em solo na FOOD4SUSTAINABILITY.

  • Economia
  • Publicado: 2024-03-27 17:42
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O orientador da sessão, Luís Neves, defensor da Agricultura Regenerativa, salienta que “este sistema de produção é de grande importância, por integrar os animais, sendo estes fundamentais para o controlo das infestantes, tanto nos sistemas agrícolas como florestais”. Além desta vantagem, o especialista afirma ainda que “este modo de produção, permite a sustentabilidade do ecossistema, revelando-se de excecional importância em zonas extremas, e socialmente debilitadas e envelhecidas, podendo assim criar-se uma agricultura progressiva apoiada na silvo-pastorícia, valorizando as espécies autóctones”.

A Agricultura Regenerativa tende a originar produtos locais tradicionais, de elevado valor acrescentado, que eventualmente levarão à criação de novos negócios, gerando valor a nível local, que por sua vez pode gerar fixação de população, nomeadamente de jovens. 

O Café de Ciência de março do CCVFloresta realizou-se no âmbito do projeto MEDEAT_BB – Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada, promovido pela ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul em parceria com a Pinhal Maior, a CIMBB, o CATAA e o Centro Ciência Viva da Floresta.

PUB

PUB

PUB

PUB