Oficina de Penamacor passa a construir Adufes

A primeira Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Tradicionais, realizada em Penamacor, ensinou a técnica de construção do Adufe.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-04-01 21:53
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Oficina decorreu sob a tutoria de António Supico e Liliana Abreu, numa rúbrica no projeto «Uma Cura na Raia», na Casa do Castelo, no Cimo de Vila, em finais de Fevereiro deste ano.

 O workshop acontece em ambiente de boa disposição, construtivo e com sede de aprendizagem entre os participantes, durante as 15:00 horas em que estão a operar e que cada um tem a oportunidade de fabricar os seus próprios adufes. 

O processo passa por cada participante desenhar e tratar da armação em madeira e que daria forma ao instrumento, à costura das peles e colocação de apetrechos e outros elementos, inclusive, bordado, personalizando o adufe.

 As ultimas sessões de trabalho têm registado êxito, com os formadores e participantes a elogiarem a iniciativa e com vontade de regressar para as próximas edições, que prevê oficinas de construção de adufe em ambiente de animação, pífaro e de gaita. 

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, estas iniciativas são abertas à comunidade, com inscrições limitadas, e resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Penamacor, A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, a Academia de Música e Dança do Fundão - Polo de Penamacor e demais associações culturais do Concelho.

PUB

PUB

PUB

PUB