Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de maio de 2024

Idanha-a-Nova: MUDA esteriliza animais errantes no concelho

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Movimento de União e Defesa Animal (MUDA), associação local sem fins lucrativos, celebraram um protocolo de parceria para a promoção da esterilização de animais errantes e assilvestrados no concelho.

O protocolo visa a articular esforços entre as duas partes e financiar a promoção de campanhas de captura e esterilização de animais errantes do concelho, nomeadamente gatos, com vista ao controlo da reprodução de animais silvestres e vadios e, por consequência, a diminuição da sua população ao longo do tempo.

Em nota de imprensa, Armindo Jacinto, presidente da autarquia afirma que “a Câmara de Idanha-a-Nova é sensível às questões do bem-estar animal e da saúde pública e, nesse sentido, reconhece a experiência da associação MUDA na proteção de animais de rua e na promoção da sua adoção, bem como na realização de ações de captura, esterilização e devolução de gatos no concelho”, afirma o autarca. 

A Câmara compromete-se a contribuir com a comparticipação financeira por cada gato errante esterilizado, até ao máximo de 75 machos e 75 fêmeas, capturados em qualquer parte do concelho de Idanha-a-Nova.

O valor da comparticipação financeira a atribuir varia consoante o género do animal, tem um valor global máximo de 7.650 euros.

De referir que constitui competência das autarquias locais promover campanhas de esterilização de animais errantes e de adoção de animais abandonados, em colaboração com o movimento associativo e as organizações não-governamentais de ambiente e de proteção animal.

De acordo com Armindo Jacinto, “a parceria com o MUDA deve-se às atividades desenvolvidas por esta associação revestirem interesse público municipal, designadamente, ao nível da promoção das campanhas de sensibilização e educação em locais públicos e escolas, bem como no incentivo à adoção responsável e à esterilização, como forma de garantir a diminuição da sobrepopulação de animais errantes”.

O projeto será acompanhado pelo Gabinete Médico-Veterinário do Município de Idanha-a-Nova.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!