Idanha-a-Nova: Mano a Mano levam “Trilogia das Sombras” ao CCR

O auditório do Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova recebe no sábado, dia 11 de maio, às 21h30, o espetáculo “Trilogia das Sombras”, dos Mano a Mano.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-05-07 09:38
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com entrada gratuita, trata-se do mais recente projeto dos irmãos e guitarristas madeirenses Bruno e André Santos, que inclui música, poesia, performance e artes plásticas, inspirados na obra e na vida da artista plástica Lourdes Castro (1930-2022), também ela madeirense.

Mais do que um concerto, este é um espetáculo multidisciplinar em que através da luz e da sombra, com recurso ao movimento e juntando Tiago Martins em palco a Bruno e André Santos, são recriados momentos facilmente identificáveis do percurso de vida da artista.

Além da habitual parafernália de guitarras e cordofones dos irmãos, o espetáculo conta com a cenografia do ateliê de arquitetura Pontoatelier e com a performance de Tiago Martins que, inspirado pelo “Teatro de Sombras”, de Lourdes Castro, interage com a música.

Sobre este projeto original, escreveu José Tolentino Mendonça: “O André e o Bruno Santos têm carradas de razão. A obra visual incrível que a artista Lourdes Castro deixou é demasiado intensa e poliédrica para ficar limitada a um campo só. O seu alcance é maior. A obra de Lourdes Castro ajuda-nos a ser. Dá-nos música. E que música!”.

Associadas ao espetáculo, decorrem no mesmo dia as oficinas criativas “Aqui há sombra!”, igualmente no Centro Cultural Raiano, para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto (sujeito a inscrição: ccr@idanha.pt e 277 202 900).

Inspirada na vida e obra de Lourdes Castro, a oficina "Aqui há sombra!" combina as artes plásticas e a música. A ideia partiu da fotógrafa Márcia Lessa e conta com a mediação artística de Rita Luiz e com a música ao vivo do guitarrista Bruno Santos, que às 21h30 desse mesmo dia participará no espetáculo "Trilogia das Sombras".

As oficinas e o espetáculo são cofinanciados pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

PUB

PUB

PUB

PUB