Por: Diário Digital Castelo Branco
A terceira edição das Jornadas de Religiosidade Popular de Penamacor arrancou esta sexta feira, 17 de Maio.
A sessão de abertura decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação e lançamento da 2ª edição da Revista de Religiosidade Popular, e a comunicação "Los pendones, símbolo de la romería de la virgen de Castrotierra", de Francisco Javier Rodríguez Pérez, da Universidade de Salamanca.
De recordar que o Município de Penamacor, através do Museu Municipal e em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, realiza a terceira edição das Jornadas de Religiosidade Popular. A edição deste ano continua amanhã, dia 18 de maio,no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, contando com a participação de investigadores dos dois lados da raia portuguesa e espanhola. Sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, esta iniciativa pretende estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, assim como valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território, com a finalidade de preservar a memória num ato de salvaguarda do património cultural identitário da região.
Presente na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, disse que é intenção da autarquia a que preside dar continuidade ao projeto, desejando que, à semelhança das edições anteriores, hajam comunicações que contribuam para o sucesso da iniciativa. “As comunicações do ano passado foram recheadas de valor e valeu a pena a edição desta fantástica revista”. Esta sessão de abertura contou, ainda, com Francisco Javier Rodríguez Pérez e Ángel Espina, ambos da Universidade de Salamanca, André Oliveirinha, da Câmara Municipal de Penamacor, e Fernando Florêncio, professor da Universidade de Coimbra.
O programa completo e os oradores podem ser conhecidos em http://www.cm-penamacor.pt/p/jrp
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet