Por: Diário Digital Castelo Branco
A Biblioteca Municipal da Sertã promove, entre os dias 04 e 06 de Julho, a Maratona de Leitura, evento que recebe mais de 80 convidados ao longo dos três dias de programação.
Gonçalo M. Tavares, Stênio Gardel, Álvaro Laborinho Lúcio, José Pacheco Pereira, Rodrigo Leão, Fernando Alvim, Irene Flunser Pimentel, Luís Represas, António Mota, Martim Sousa Tavares, Pedro Lamares, Isabel Nery e Victor Vidal são alguns dos convidados que vão participar nas 60 horas de programação previstas para esta edição.
"O programa deste ano tem como mote 'Resistência e Liberdade' e procura plasmar esta temática, ainda que muitas das quase 80 atividades previstas procurem ir mais além no seu espectro", indica a organização do evento, a cargo do município da Sertã.
Estão agendados para os três dias encontros com escritores, passeios literários (de barco e pedestres), oficinas de escrita e leitura, espetáculos performativos, sessões temáticas, concertos, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, além da maratona de 24 horas a ler em voz alta no dia 06 de Julho.
"A Maratona de Leitura é uma aposta ganha e é a prova de que, através da cultura, é possível imprimir desenvolvimento", referiu o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda.
"O investimento em cultura produz enormes ganhos a vários níveis. A população tem de perceber que a cultura é fundamental para o nosso crescimento económico", sintetiza.
As Festas na Aldeia são outro dos pontos altos do programa, repetindo-se assim uma iniciativa de grande sucesso nos anos anteriores.
A ideia é levar às aldeias mais isoladas do concelho da Sertã, os livros e a leitura, recorrendo-se a performances com contadores de histórias, acompanhados, nalguns casos, de escritores.
O programa tem início previsto para as 11 horas do dia 04 de julho, sendo que os grandes destaques desse dia vão para o encontro com o escritor brasileiro Stênio Gardel (às 18:00 na Biblioteca Municipal da Sertã) e para a cerimónia de abertura da Maratona de Leitura, no Cineteatro Tasso (às 21:30), onde será exibido o documentário "Pessoas, espaços, cultura e tradições da Sertã", com curadoria de Gonçalo M. Tavares.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet