Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se aos campos Luís Figo e Cristiano Ronaldo, próximos ao estádio de Alvalade, Lisboa, a fim de participarem na final da 1º Liga Unified Futsal Special Olympics Portugal (UFSOP).
A equipa albicastrense foi composta pelos atletas Jorge Mendes, João Gomes, Guilherme Morão, João Carlos e Noel Gonçalves. Em termos técnicos, a equipa foi dirigida pelo técnico de desporto Pedro Pires.
Este evento desportivo encontra-se enquadrado no âmbito do prémio “Futebol para Todos” onde a Federação Portuguesa de Futebol atribuiu uma menção honrosa ao Special Olympics Portugal. A liga tem como lema a introdução do conceito Unified Sports, que visa a inclusão de atletas com e sem deficiência na mesma equipa. Neste contexto, a APPACDM CB contou com colaboração de dois atletas do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste.
Em termos organizativos, as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos com base nas competências dos atletas, sendo que a equipa da albicastrense ficou incluída no nível 1 (nível com habilidade avançada). Assim a APPACDM de Castelo Branco ficou inserida no mesmo grupo que as duas equipas do Sporting Clube de Portugal/ Claparède; a Oasis (Leiria) e Cercica (Cascais). A competição desenvolveu-se em formato todos contra todos, e após jogos competitivos e bem disputados a equipa de Castelo Branco conseguiu alcançar o 3º lugar na classificação geral.
De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social. No final do evento todos os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o ex internacional português Pedro Pauleta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet