Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 18 de junho de 2024

Idanha-a-Nova: CCR recebe Formiga Atómica em "Terminal (O Estado do Mundo)”

Por: Diário Digital Castelo Branco

O espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo)”, da companhia de teatro Formiga Atómica, vai ser apresentado no próximo sábado, 22 de Junho, às 21:30 horas, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova.

Este é o segundo espetáculo de um díptico em torno da crise ambiental e climática, iniciado em 2021 com “O Estado do Mundo (Quando Acordas)” e foi precedido por um extenso processo de pesquisa no território ao longo do ano de 2023. 

Com texto de Inês Barahona e Miguel Fragata, "Terminal” aponta para uma ideia de fim, mas aponta também para uma ideia de interface, de ligação para outra dimensão, outra linguagem.

Uma criação que procura, por um lado, abordar a ideia da morte de uma certa visão da humanidade, presente na devastação da natureza por toda a parte, e, por outro, atravessar o "terminal" para o futuro, vislumbrar uma nova cosmogonia a emergir por força da ameaça da extinção humana.

Quatro atores (Anabela Almeida, Carla Galvão, Miguel Fragata e Vasco Barroso) e dois músicos (Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, dos Clã) habitam este terminal e contam-nos a sua história, antes que chegue o desfecho. Todos procuram saídas. Enquanto as inventam, adia-se o fim do mundo.

A apresentação da peça insere-se na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, que visa a disseminação da sua atividade artística por todo o país.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala. Reserva de bilhetes junto do Centro Cultural Raiano (telefone: 277 202 900).

A Língua Gestual Portuguesa está integrada no espetáculo, que é apoiado pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!