Castelo Branco: Centro de Cultura Contemporânea propõe visita guiada

É já no próximo domingo, 14 de Julho, o término da exposição: A  Arte Que É IV, patente ao público no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB). 

  • Cultura
  • Publicado: 2024-07-11 07:41
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Por ser domingo, a entrada é gratuita para os residentes em Território Nacional, e o CCCCB, está certo, que a obra e a visita com Pedro Portugal são garantias de uma tarde estimulante e bem passada.

Este dia é também a derradeira oportunidade para acompanhar, neste âmbito, o artista plástico Pedro Portugal,  numa visita guiada, às 16h00, a esta exposição que é já um marco na actividade deste equipamento e na oferta cultural da Cidade e da Região.

“Muito embora ‘o final’ sugira, geralmente,  um sentimento de nostalgia. Muito embora possamos, ao longo das nossas existências, estarmos continuamente impreparados para despedidas, desta vez preparámos, para todos aqueles que já nos visitaram, mas, acima de tudo, para aqueles que muitas vezes deixam a visita para o último dia, uma forma de celebrarmos a despedida em registo de festa, pela presença do artista“, assegura o CCCCB em nota de imprensa.

Pedro Portugal (Castelo Branco, 1963 -) irá guiar-nos através do pensamento de várias décadas.

Do intenso labor Homeostético dos primeiros anos, evocando o equilíbrio termodinâmico do ser humano, à gradual absorção crítica das rupturas estéticas, Pedro Portugal e o seu “Movimento”, integraram diferentes fluxos de energia artística, alimentando a existência e o reequilíbrio do sistema.

Fazer Arte com Arte supôs um novo princípio de autenticidade. “Desmontar” a História da Arte implicou uma desconstrução, um prolongamento existencial estético, iniciado na fase das “sombras” (Paleolítico),  que se prolongou até à contemporaneidade  dos nossos dias. São signos, são artojis, que nos irão conduzir através do tempo, de décadas que vivenciámos: de transformações sociais, evoluções tecnológicas que marcaram e marcam os princípios artísticos do artista e as nossas existências.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB