Natação: Albicastrense é Vice-campeão Nacional de Juvenis

O Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Séniores decorreu de 12 a 14 de Julho no complexo de Piscinas do Jamor, prova onde participaram mais de 800 atletas distribuídos por 110 clubes de norte a sul do país. 

  • Desporto
  • Publicado: 2024-07-15 05:16
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Associação de Natação Albicastrense Redentorista (ANAR) contou com a presença de três atletas, Afonso Bento nas provas de 400, 800 e 1500 livres, Dinis Paulo nos 50 livres e 50 mariposa, e Tiago Santos, nos 50 e 100 livres e ainda 50 mariposa.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, os atletas da ANAR realizaram muito boas prestações. Afonso Bento, 7º lugar nos 800 livres, 17º aos 400 livres e nos 1500 livres um brilhante 5º lugar no escalão de Juvenis B. Dinis Paulo, conseguiu 17º e 13º lugar nos 50 livres e 50 mariposa respetivamente no escalão de séniores, ficando a 26 centésimas de um lugar na final dos 50 mariposa.

O grande destaque vai para o Tiago Santos que conquistou o segundo lugar na prova dos 50 livres no escalão de juvenis. Depois de ter nadado os 50 mariposa e os 100 livres no dia anterior, ficando à beira das duas finais, e de ter ultrapassado alguns imprevistos, demonstrou grande capacidade de superação e resiliências alcançando o título de vice-campeão nacional juvenil dos 50 livres com o tempo de 24.75, a seis centésimas do primeiro lugar o atleta do Clube Náutico de Leiria, Joaquim Martins. De recodar que o Tiago, já no ano anterior, tinha alcançado este título que lhe foi retirado por uma decisão da equipa de arbitragem muito contestada.

O Tiago é natural de Castelo Branco, mas reside em França com a sua família. Treina regularmente no Aquaclub Le Pecq Marly, na região de Paris, com a treinadora Célia Clerc. A vontade do atleta em competir pela equipa da sua cidade de origem permite que também represente a ANAR nas competições nacionais portuguesas.

A treinadora Sara Garcia, responsável pela orientação dos escalões superiores da ANAR afirma, em nota de imprensa, que “a atitude positiva e o trabalho desenvolvido pelos três atletas permitiu alcançar estes resultados. Numa época de estabilização e de reencontro com o espírito de grupo do clube, era importante o reconhecimento do esforço com este título nacional.”

A ANAR dá por encerrada a época desportiva de piscina e vai tentar preparar, da melhor forma possível, a participação nas provas de águas abertas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB