Castelo Branco: ESART presente em 9º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design

A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco  (IPCB) foi anfitriã e organizadora do 9.º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design (EIMAD).

  • Educação
  • Publicado: 2024-07-15 22:36
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Ao longo de 3 dias foram apresentados 116 artigos, distribuídos por 15 sessões paralelas, e recebidos 389 professores, investigadores, estudantes e profissionais, provenientes dos mais diversos países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, República Chéquia, Bulgária, Estados Unidos da América, Brasil, México, China, India, Irão, Malásia e Indonésia.

Com a presença de oradores nacionais e internacionais de renome na área da Música, Artes e Design, tais como Jorge Frascara - Professor emérito da Universidade de Alberta onde dirigiu o Departamento de Arte e Design; David Bihanic - Designer, professor associado na Universidade de Paris. Pantheon-Sorbonne e investigador sénior na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs; Ellen Lupton - Designer, escritora, curadora, crítica, editora e professora no Institute College of Art em Baltimore (EUA); Peter Benz - Presidente da Bauhaus-Universität Weimar (Alemanha); Helena Caspurro -  Pianista, cantora, compositora e letrista num género jazzístico e de fusão, professora auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), investigadora integrada do INET-md e colaboradora do CESEM (Nova de Lisboa) e Joanie Lemercier - artista visual e ativista ambiental francês e co-fundador, juntamente com os artistas Yannick Jacquet, Romain Tardy e Olivier Ratsi da prestigiada editora visual AntiVJ.

O EIMAD’24 foi um verdadeiro espaço de entendimento (Common Ground) e permitiu, não só a construção de pontes a partir de diferentes perspetivas  e interdisciplinas, como também a partilha e a disseminação de conhecimento, experiências e saberes, e estabelecer contatos importantes para o presente e para o futuro.

Foi também durante o EIMAD’24, que foi dada a notícia da aprovação com financiamento da BAUHAUS4EU European University Aliance, consórcio que o IPCB integra com mais 9 instituições de ensino superior estrangeiras, para promover a resiliência, a sustentabilidade, a inclusividade e a beleza das regiões periféricas.

O EIMAD'24 norteou-se por dois pilares. O primeiro, foi a Agenda 2030, promovida pela ONU, que prioriza o crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo globalmente até 2030. O segundo pilar é a New European Bauhaus, uma iniciativa criativa e interdisciplinar da Comissão Europeia que reúne designers, arquitetos, artistas, cientistas, engenheiros, especialistas digitais e estudantes para criar pontes entre a ciência, tecnologia, arte e cultura, promovendo sustentabilidade, inclusão e estética para aproximar o Acordo Verde Europeu das pessoas.

O EIMAD’24 foi promovido a nível internacional e continua a ter ecos além-fronteiras, junto das mais reputadas e referências nas especialidades da investigação em design, música e artes. Incluem-se aqui os principais organismos, associações e centros de investigação nacionais e internacionais.

O resultado deste EIMAD’24 irá traduzir-se num livro de circulação internacional, “Advances in Design, Music and Arts III”, com garantia de indexação à Scopus e publicado pela prestigiada chancela Springer.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB