Projeto “onshore” entra em exploração na Sertã

O projeto onshore, localizado no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, promovido pela FF Ventures, empresa participada pela Octopus Energy, incluindo parques solares e eólicos, assim como sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) vai entrar em exploração.

  • Região
  • Publicado: 2024-07-23 18:15
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se da primeira carteira de projetos fotovoltaicos desenvolvidos pela FF Ventures resultantes da atribuição de TRC – Título de Reserva de Capacidade e agregação de UPP – Unidades de Pequena Produção. tendo uma capacidade instalada de aproximadamente 4,8MWp a que corresponde uma produção anual estimada de 6,16 GWh. Foram instalados 8.632 painéis fotovoltaicos, que vão permitir evitar a emissão de 2.710 mil toneladas de CO2 por ano, contribuindo assim para a descarbonização da região e para a transição energética.

A empresa possui uma carteira de projetos renováveis com uma capacidade de aproximadamente 1,2GW em Portugal e 2,2GW em Espanha. A empresa desenvolve uma ampla gama de projetos onshore e offshore, incluindo parques solares e eólicos, assim como sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS).

A FF Ventures anunciou que no dia 12 de julho entrou em operação o primeiro projeto solar fotovoltaico desenvolvido pela empresa em Portugal. Este é o primeiro de oito projetos que a empresa promoveu e licenciou.

Os restantes projetos desenvolvidos pela FF Ventures em Portugal, atualmente em construção, perfazem uma capacidade de aproximadamente 65MWp e localizam-se em vários distritos (Portalegre, Santarém, Leiria e Aveiro).

Além de Portugal e Espanha, a FF Ventures expandiu a sua operação para a Roménia, França e México, focando-se no desenvolvimento de projetos greenfield e em oportunidades de codesenvolvimento nestes países.

A empresa está também envolvida, através da IberBlue Wind, uma joint-venture especializada em energias renováveis, num portefólio de projetos flutuantes de energia eólica offshore com uma capacidade total de 5 GW.

A equipa gestora da empresa, liderada pelo seu presidente, Vicente López-Ibor e pelo CEO Manuel Fernández de Castro, conta com Renato Bento Madureira como country manager para Portugal e Jorge Vasconcelos como membro do conselho de administração. Os seus principais acionistas são a Octopus Energy, um dos maiores e mais importantes fundos de investimento de projetos de energias renováveis da Europa, e a Time to Act Capital, um fundo envolvido em projetos de transição energética em mercados emergentes.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB