A Praça Nova no ex-quartel militar de Penamacor recebeu o espetáculo “Ainda agora aqui cheguei”, no sábado passado, 20 de Julho.
Este foi um espetáculo coletivo audiovisual, criado a partir da tradição oral e realizado no âmbito do projeto “Uma Cura na Raia”, sendo que foi muito o público a assistir à iniciativa.
A partir de gravações de memória coletiva realizadas no concelho de Penamacor, em conjunto com os alunos da Academia de Música e Dança do Fundão, o Rancho Folclórico de Penamacor, a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, o Grupo de Cantares do Pedrogão de S. Pedro, o Rancho Folclórico de Aranhas, a octogenária adufeira Joaquina Pereira, a fadista Flávia Pereira e o músico Pedro Domingues, pretendeu-se, com este espetáculo, uma incursão contemporânea através de uma mistura de vídeo com pessoas em palco.
Durante a apresentação, explorou-se as novas criações de letras para melodias tradicionais já existentes e a construção de instrumentos milenares no século XXI. A partir do repertório registado no concelho de Penamacor desenvolveu-se, assim, uma narrativa.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet