A Feira Terras do Lince arrancou ontem, sendo que hoje sobe ao palco Paula Fernandes, a cabeça de cartaz da edição deste ano, que decorre, mais uma vez, em Penamacor, até domingo, 28 de Julho.
Ontem, destaque para o concerto de apresentação da Residência Artística Terras do Lince, no Jardim da República, e para as atuações de Ferro & Fogo, dos Cromos da Noite e da Dj Mayara Azevedo, na Praça Nova do ex-quartel. Durante a tarde de ontem, foi ainda inaugurada a exposição de pintura “Transcendentes da Terra”, que tem como artistas Amos Stempel e Gigi Hare, e que estará patente entre 26 de Julho e 31 de Agosto, no Museu Municipal de Penamacor. Já hoje, atuam a banda A Furia, no Jardim da República, Touriga, a Dupla Mete Cá Sets e o Quim das Remisturas, na Praça Nova do ex-quartel, e o grande destaque Paula Fernandes, no Terreiro de Santo António. Finalmente, no dia 28, o Jardim da República recebe os Band&Tarola e a Praça Nova do ex-quartel recebe Liliana Oliveira com Coração Minhoto.
O evento conta, ainda, com animação de rua, a cargo dos Gaiteiros À Bairrada, da Flor e o Jardineiro, dos Fanfarra 4XX, dos Malabaristas da Páscoa, das Ovelhas Fotógrafos, de Diogo Acordeonista e Marco Marques, do Grupo de Bombos as Cantarinhas do Telhado, dos Gaiteiros, da Banda Folhas de Pêssego Brass Band, das Abelhas, dos Picadinhos da Concertina, de Lois e Amigos, do Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro, dos Gaiteiros e Gaitadas, da Moustache Brass Band, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor e do Grupo de Concertinas da Gardunha. Durante o certame, lugar, ainda, para o colóquio “Casos de sucesso nos setores agroalimentar e turismo”, para a apresentação dos documentários “Do Missipi ao Tejo”, “Sobre Hang Son Doong (A Gruta do Rio da Montanha)” e “De Kathmandu à base do Everest”, para a conversa com o realizador Sérgio Diamantino e o produtor Miguel Martins, para a mostra de construção artesanal de adufes pelos artesãos da cura na raia e para o workshop/atelier sobre produção de cinema e a sua história.
De recordar que a Feira Terras do Lince dá a conhecer o que de melhor se produz em Penamacor, marcando o calendário de verão na Vila, com uma mostra de produtos regionais e das atividades económicas e associativas do concelho e contando ainda com diversas atividades e animação cultural. A Feira Terras do Lince é também um local privilegiado para realizar negócios.
Durante a inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, lembrou que o certame tem este ano mais expositores e que espera que seja, mais uma vez, possível promover os produtos locais e dinamizar o tecido económico. “Queremos potenciar o que de melhor temos no nosso concelho”. De seguida, o autarca lamentou que não tivesse sido possível inaugurar a requalificação do Teatro Clube de Penamacor, mas garantiu que o mesmo vai ser inaugurado em setembro. “Por meros dias não foi possível inaugurar nesta Feira Terras do Lince o Teatro Clube de Penamacor, mas deixo o convite a todos porque na primeira de setembro vai acontecer. É um equipamento que vai dignificar este tipo de eventos, mas também a cultura no nosso concelho. Vamos inaugurar também a requalificação da Zona Histórica de Penamacor que vai elevar o potencial turístico da Vila. Foram dois investimentos de cerca de quarto milhões de euros”.
A terminar, António Luís Beites Soares, disse esperar uma enchente no concerto de hoje de Paula Fernandes e justificou a aposta na artista com a obrigação do Município de apostar na vertente cultural. “Sempre de forma gratuita que também é a nossa obrigação”.
Consulte o programa em http://www.cm-penamacor.pt/p/feiraterrasdolince24
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet