Vila Velha de Ródão garante Ensino Secundário a partir do próximo ano letivo

A partir do ano letivo 2024/2025, o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão assegura a oferta do Ensino Secundário aos alunos do concelho, o que lhes permite continuarem a estudar nos seus locais de residência.

  • Educação
  • Publicado: 2024-07-28 15:22
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em nota de imprensa, a autarquia refere que se traduz numa “grande vitória para todos os jovens do concelho” e “assegura a igualdade de oportunidades no acesso a uma educação de qualidade”, como esclarecem a diretora do Agrupamento de Escolas, Sandra Jordão, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

Até agora, Vila Velha de Ródão era um dos poucos concelhos do país e o único do distrito de Castelo Branco a não disponibilizar aos seus alunos a oferta do Ensino Secundário, o que obrigava as crianças e jovens que finalizavam o 9.º ano a continuar os estudos nos concelhos vizinhos.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, Sandra Jordão, “esta é uma grande vitória para todos os jovens do concelho”. “A transição do Ensino Básico para o Secundário é sempre difícil, tornando-se ainda mais difícil quando os alunos se veem obrigados a mudar de escola e localidade. A distância e o tempo necessário para realizar a viagem até aos agrupamentos onde lhes oferecem o Ensino Secundário, quase sempre localizados na sede de distrito (Castelo Branco), obriga os alunos a sair mais cedo de casa e a regressar mais tarde, logo o tempo disponível para o estudo é menor e o cansaço é maior, situação que compromete o seu sucesso e qualidade de sucesso”, esclarece esta responsável.

“Face ao aumento da população entre os 0 e os 14 anos registada nos Censos 2021 e à consolidação do crescimento do número de alunos a frequentar o Agrupamentos de Escolas de Vila Velha de Ródão desde o ano letivo 2017/2018, em nome da igualdade de oportunidades no acesso à educação de qualidade, esta era uma exigência à qual o Ministério da Educação não podia deixar de dar resposta e que vem ao encontro dos esforços feitos pela autarquia para fixar a população no concelho”, revela o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que se mostra satisfeito por ver juntar ao desenvolvimento económico, que o concelho já oferece, o desenvolvimento social e cultural. 

A oferta iniciar-se-á este ano letivo com uma turma mista de cerca de 25 alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e será alargada ao 11.º ano em 2025/2026 e ao 12.º ano em 2026/2027. “Dado que o concelho possui um tecido empresarial muito interessante, vamos continuar a lutar para também oferecer o Ensino Profissional, uma necessidade identificada entre as áreas prioritárias no relatório final da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa de novembro de 2023”, refere Sandra Jordão, que agradece aos colegas de direção e ao executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão o apoio dado para a concretização desta medida.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB