Por: Diário Digital Castelo Branco
O presidente da Assembleia Freguesia de Salgueiro do Campo, André Pires, enquanto cidadão, convida todos os executivos de todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Castelo Branco a estarem presentes ou fazerem-se representar na Primeira Marcha LGBTQIA+ de Castelo Branco, que decorrerá em frente à Câmara Municipal de Castelo Branco, no próximo dia 14 de Setembro, às 16:30 horas.
Em nota de imprensa, André Pires afirma que a “Comunidade LGBTQIA+ tem sido ostracizada, criminalizada e perseguida ao longo da história, assim como outras comunidades, de diferentes sexualidades, etnias, credos, nacionalidades ou qualquer outra característica. Apesar das conquistas conseguidas ao nível da igualdade de tratamento, nos tempos que correm tem-se verificado uma nova onda crescente de ataques homofóbicos, bifóbicos e transfóbicos a esta e outras comunidades, por parte de grupos criminosos organizados de cariz fascista, racista e xenófobo, como são o caso do grupo 1143, que integra Neonazis condenados por homicídios e ataques a mulheres, migrantes e homossexuais e transsexuais, e o grupo Habeas Corpus, que ainda recentemente interrompeu de forma violenta a apresentação de um livro no nosso distrito. Esta onda de ódio e violência continuará enquanto as autoridades políticas nacionais e locais forem complacentes com este tipo de atos bárbaros, cruéis e criminosos.
Segundo dados da ILGA, tem-se vindo a assistir a um aumento exponencial dos casos de violência contra membros da comunidade LGBTQIA+ em Portugal, tendo em 2023 sido registadas cerca de 500 denúncias, que traduzem uma pequena percentagem da totalidade dos casos de violência que existem na realidade.
Assiste-se hoje a uma violência normalizada, com consequências nefastas para as vidas das pessoas que pertencem a esta comunidade e para as suas famílias e amigos. Desde o bullying a que as crianças LGBTQIA+ são sujeitas nas escolas, aos maus-tratos que sofrem muitas vezes em suas casas ou mesmo em ambiente público, que não raras vezes terminam em suicídio, existe ainda um caminho a percorrer na defesa destes direitos, que reitero, são HUMANOS.
Por todos estes motivos, pela proteção de todas as pessoas, pela proteção e defesa dos direitos humanos, pela dignidade humana; pela defesa e garantia do direito a amar, a viver, a ser feliz, a estar seguro, a viver sem medo, convido tod@s a estarem presentes neste evento.
A presença de tod@s é muito importante e a representação de todas as freguesias neste evento é fundamental para que Castelo Branco dê um sinal claro de defesa dos Direitos Humanos
Façam o favor de estar presentes no próximo dia 14 de setembro, às 16:30h, no Largo do Município”, conclui o texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet