“Como se costuma dizer, a ignorância é atrevida. É, na verdade, o que se pode concluir quando lemos sobre a conferência de imprensa dada pelo PS, a respeito do Regadio da Gardunha Sul, realizada no passado dia 27 de Agosto” reitera o SEMPRE - Movimento Idenpendente.
Em conferência de imprensa, o vereador e líder do SEMPRE – Movimento Independente, afirmou esta 3ªfeira, 3 de Setembro, que na falta de argumentos, parte-se para o ataque pessoal. “Nada de novo quanto a este tipo de atitude, que tem sido usado ao longo deste mandato.
É de lamentar que o Partido Socialista (PS) com as responsabilidades que tem no concelho de Castelo Branco atue desta forma. Um verdadeiro hino ao populismo e à demagogia.
Não falamos apenas dos ataques pessoais, que na verdade demonstram muito.
Falamos em primeiro lugar do facto do Sr. Presidente da Camara Municipal, num tema que é da sua responsabilidade, ter despido o seu fato e ter preferido vestir o fato de presidente da concelhia do PS.
Falamos igualmente do facto de ter afirmado que o projeto do regadio pode colocar em causa o abastecimento de água à população e não mostrar qualquer dado que sustente tal afirmação. Apenas o objetivo em criar medo nas pessoas.
Será que o Sr. Presidente ainda não teve tempo, nem a capacidade, de sequer ler e analisar os estudos que suportam o projeto do regadio? Ao menos que tivesse a capacidade de os apresentar e de os contestar.
É de uma irresponsabilidade enorme que um presidente de câmara, faça as afirmações que fez, sem sequer apresentar um dado concreto que as suporte. É a política do diz que disse. É ao estado a que chegámos.
É a completa demonstração de que não têm argumentos.
Aliás, é importante relembrar que, entre 2019 e 2021, foram feitos vários artigos sobre o regadio. Na mesma altura, novembro de 2019, promovi uma publicação com os dados sobre o projeto do regadio, demonstrando a sustentabilidade do mesmo. Apresentamos e recordamos aqui o texto publicado no Jornal Reconquista em 2019, com os dados principais do projeto, quanto à questão da falta de água para consumo humano, demonstrando-se assim, a sustentabilidade do projeto, além de relembrar também a lei da água que defende, como não poderia deixar de ser, o consumo humano.
Cai assim por terra a afirmação de que se andou a “esconder o projeto”. Efetivamente, foi na altura apresentado de forma a que todos tivessem oportunidade de contestar os dados. Contudo, apesar de alguns artigos, os dados do projeto do regadio não foram contestados.
Na altura, o senhor presidente (membro da assembleia municipal) nada disse sobre o assunto. Ao longo destes três anos, não teve tempo para sequer os analisar ou questionar com dados concretos? Ao menos, nesta altura em que vem dizer que o projeto do regadio é um “problema”, devia demonstrar tal afirmação, fundamentada em dados, demonstrando a sustentação necessária para decisões tão importantes para o concelho.
Um assunto tão importante para o desenvolvimento de Castelo Branco é assim tratado, de forma leviana pelo PS e pelo Sr. Presidente da Camara, demonstrando assim uma completa inoperância sobre o assunto.
Impõe-se perguntar, o que foi feito relativamente a este assunto ao longo destes 3 anos de mandato? Estudou ao menos o assunto? Se estudou, porque não apresentou com transparência o tema? Porque não elucidou os albicastrenses sobre este assunto, já que diz ser um problema?
Recordamos que o SEMPRE, não tomou qualquer posição quanto ao projeto do regadio, porque continua à espera que o Sr. Presidente da Câmara informe sobre o ponto da situação.
Neste momento, a única coisa que conhecemos são as afirmações do Sr. Presidente da Câmara e das suas promessas. Entendemos que a Barragem do Barbaído será sempre uma salvaguarda extraordinária em termos de consumo humano de água, o que permitirá a concretização do projeto do regadio. Recordamos que o Sr. Presidente, afirmou que a Barragem do Barbaído se destinava a criar uma reserva de água para o consumo humano. Lembre-se ainda que, o Sr. Presidente, colocou inicialmente o projeto da Barragem do Barbaído no orçamento da Câmara Municipal e depois colocou-o no orçamento dos Serviços Municipalizados.
Ora não pode agora o Sr. Presidente vir dizer que a Barragem do Barbaído, destinada ao armazenamento de água para consumo humano, não tem nada a ver com o regadio, quando precisamente o Sr. Presidente diz que o regadio pode colocar em causa o abastecimento de água para consumo humano. Quando ainda por cima correlacionou a Barragem do Barbaído com o projeto do regadio. Mais uma demonstração de que este executivo anda completamente à deriva.
Assuma o Sr. Presidente as suas responsabilidades… os albicastrenses merecem. Demonstre que concretizará a Barragem do Barbaído, sua promessa eleitoral. Que a mesma é viável e tudo será possível, nomeadamente o aproveitamento de oportunidades para o desenvolvimento do concelho, conclui Luís Correia.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet