Residência Artística “Jazz na Aldeia” regressa a Idanha-a-Nova

O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, recebe a residência artística “Jazz na Aldeia” de 16 a 21 de Setembro.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-09-10 22:23
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Desenvolvido pela Associação Eixo do Jazz, a “Jazz na Aldeia” consiste numa residência artística que se realiza em áreas descentralizadas dos grandes centros urbanos e que proporciona aos participantes estudos de interpretação e criação, consolidação das suas competências artísticas e técnicas, a interação e criação de ligações entre músicos de vários pontos do eixo Luso-Galaico. 

Durante uma semana, realizam-se aulas, visitas a escolas, jam sessions orientadas por músicos profissionais, sendo que os participantes trabalham sobre reportório original de um dos músicos orientadores, realizando um concerto no final, contribuindo, desta forma, para a diversidade, descentralização e oferta artística de qualidade no território. Após cada edição da “Jazz na Aldeia”, alguns participantes são selecionados para integrar o Eixo do Jazz Ensemble e para tocar num disco editado pela Associação Eixo do Jazz.

A primeira edição da “Jazz na Aldeia” no concelho de Idanha-a-Nova realizou-se em 2022, nas Termas de Monfortinho. Em 2023, a sexta edição do Jazz na Aldeia teve como base de trabalho o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.

Este ano, a “Jazz na Aldeia” estende o seu raio de ação até Penha Garcia, estando a coordenação da residência a cargo de José Pedro Coelho, acompanhado por João Grilo e Marcos Cavaleiro, que irão trabalhar a sua música durante a residência, música essa que será interpretada pelos residentes no concerto de encerramento no Auditório do, no dia 21 de setembro, às 21h30, no Centro Cultural Raiano. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante reserva e levantamento de bilhete, através do número 277 202 900.

As Jam Sessions realizam-se nos dias 18, 19 e 20 de setembro, respetivamente no Hostel Idanha, no Hotel Estrela de Idanha, em Idanha-a-Nova, e no Restaurante Geo Arte, em Penha Garcia, sempre às 21h30, e nelas podem tocar todos os músicos que se queiram juntar, estando as sessões abertas ao público em geral.

As visitas a escolas do concelho realizam-se também nos dias 18, 19 e 20, e promovem o acesso das crianças e jovens ao Jazz e, além de um momento musical, proporcionam um espaço de conversa com músicos profissionais e estudantes de música, num formato descontraído e informal.

Esta ação é apoiada pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e toda a informação está disponível em http://Idanha.pt/agenda

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB