“Esta é a conclusão que se pode retirar na sequência do envio, por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco, de um comunicado onde dá a conhecer que a autarquia foi notificada, pelo IFAP, I.P. (comissão de gestão do Programa Nacional de Regadios), sobre a anulação da decisão de aprovação da candidatura relacionada com o projeto para o Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul - Bloco da Marateca”, afirma o SEMPRE - Movimento Independente.
Em comunicado de imprensa, o SEMPRE recorda, “ter sido aprovada pela Sra. Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do Governo Socialista, em 2021.
Ao contrário do que tem vindo a afirmar e do que agora quer fazer transparecer, o IFAP apenas anulou a candidatura porque o Município assim o quis. Leopoldo Rodrigues tomou formalmente essa posição.
Mas não foi isso que nas últimas semanas o Presidente da Câmara disse aos albicastrenses.
Na verdade, não é preciso recuar muito tempo para constatar as incongruências nas diferentes informações transmitidas aos albicastrenses sobre esta matéria.
Vejamos: Dia 22 de Agosto, o Presidente Leopoldo Rodrigues afirmou que equacionar a construção do Regadio terá "sempre em consideração a opinião dos albicastrenses, que vão ser ouvidos neste processo".
Dia 3 de Setembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, liderada por Leopoldo Rodrigues, referiu em conferência de imprensa sobre o projeto do Regadio que "a sua efetivação terá sempre de ser precedida de uma ampla discussão entre a população albicastrense "
Além disso, relembremos as afirmações de Leopoldo Rodrigues na Assembleia Municipal de 2021/12/30, onde já na altura referiu que "queremos que os albicastrenses sejam esclarecidos acerca daquilo que é a utilização da água... será essa a discussão que vamos promover. "
ENTÃO PORQUE É QUE NÃO QUIS OUVIR OS ALBICASTRENSES, SE AINDA HÁ MENOS DE 3 SEMANAS DISSE QUE O FARIA?
Como é que é possível que o Concelho tenha sido confrontado com a anulaçãodo projeto e dado este processo como "encerrado" por parte do Executivo da Câmara Municipal?
É assustadora a forma como esta Autarquia se desvincula de um projeto no valor de 15.000.000€ (15 milhões de euros)!!!!
E sem nunca apresentar um único estudo, um único dado técnico. Estamos no campo da decisão política com superficialidade ("acho que ", "parece", "dúvidas discutíveis...", etc.) e com vaticínio definitivo, sem querer dar azo a contra-argumentações.
Uma tremenda irresponsabilidade!
O SEMPRE e os albicastrenses não se podem conformar que projetos tão estruturantes sejam perdidos sem mais nem menos, apenas com base em pressentimentos.
Este é mais um capítulo da desorientação com que este Executivo se tem apresentado aos albicastrenses. Uma semana diz uma coisa e na seguinte diz o seu contrário.
E, com certeza, teremos mais capítulos. Quando vemos transcrito neste comunicado que a Barragem do Barbaído "será uma realidade" (para quando?) e ao mesmo tempo refere que não há "prévia garantia da entrada em funcionamento da barragem do Barbaído"!!!!
Castelo Branco não merece isto!!!! Castelo Branco não merece estar em perda constante.” Concluiu o texto enviado pelo SEMPRE - Movimento Independente à comunicação social.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet