Move Beiras levou mais de 500 beirões em comboio ao Oceanário de Lisboa

A Associação Move Beiras organizou uma viagem de comboio da CP – Comboios de Portugal a Lisboa para visitar o Oceanário e Teleférico do Parque das Nações onde rumaram mais de cinco centenas beirões à capital do país, no sábado passado, 14 de Setembro.

  • Região
  • Publicado: 2024-09-18 22:39
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Num comboio com 6 carruagens, especialmente fretado para levar a Beira Interior a Lisboa juntaram-se populações dos concelhos de Castelo Branco, Covilhã, Belmonte, Guarda e Sabugal. Saiu da Guarda e teve paragens na Benespera, Belmonte, Caria, Tortosendo, Covilhã e Castelo Branco.

Primado pela mobilidade sustentável, seriam necessários uma dezena de autocarros para transportar as mais de cinco centenas de participantes deste comboio movido a eletricidade, mais uma vez ficou provado que o turismo ferroviário tem futuro, quando devidamente idealizado, tendo a Linha da Beira Baixa condições excecionais para a sua promoção e utilização. O conforto é também uma palavra-chave, pois num comboio as pessoas não ficam confinadas ao seu lugar no decorrer da viagem.

Esta viagem começou pelas 06:00 horas da manhã e terminou às 01.00 da madrugada do dia seguinte, com muita animação a bordo com os grupos musicais  "Amigos da Gaita" e "Os Quinteiros". Além disso, a viagem contou com a participação dos Agrupamentos de Escuteiros de Belmonte e da Guarda para apoiarem a bordo os participantes no serviço de cafetaria. Teve ainda o suporte de profissionais de enfermagem, que acompanharam a viagem, para prestar eventuais apoios de primeira intervenção e de primeiros socorros.

À chegada à Gare do Oriente, este meio milhar de pessoas foi especialmente escoltado e protegido do trânsito nos atravessamentos, pela Polícia de Segurança Pública até à entrada do Oceanário.

No almoço foi hora de promover, uma vez mais, o convívio entre as comunidades e a partilha de farnel à boa maneira das Beiras. De barriga cheia, foi tempo de visitar o Oceanário de Lisboa, um dos ex-libris da Expo '98, repleto de espécies marinhas, aves e mamíferos dos vários oceanos. Houve também tempo para um passeio no teleférico à Beira Tejo, onde se pôde vislumbrar o Parque das Nações, cujo advento tem origem na última exposição mundial do século XX.

Com uma visita livre e algum tempo de sobra, os beirões puderam também optar por conhecer esta zona de Lisboa ou assistir a um espetáculo circense preparado pela organização e proporcionado pelo artista da escola do Chapitô, Joca Serena, e também dos grupos musicais que vieram a bordo, proporcionado um bom final de tarde a todos presentes no recinto em frente ao Oceanário.

Como já tem sido hábito, a visita destes beirões ao Oceanário teve uma componente de causa social, com parte do valor do bilhete a ser doada ao Fundo para a Conservação dos Oceanos, que tem o propósito de responder a desafios críticos no âmbito da conservação dos ecossistemas marinhos.

Ao final da tarde, após uma concentração junto da figura do Vasco, a mascote do Oceanário de Lisboa, foi tempo de regressar à estação do Oriente, novamente com a ajuda preciosa da PSP. 

As crianças receberam ainda o novo Passaporte Infantil, oferecido pela CP – Comboios de Portugal que, após 10 viagens de comboio, dá direito a uma viagem dupla num Alfa Pendular com visita à cabina de condução.

No regresso e apesar de o dia ter começado bastante cedo, a energia não faltou com toda animação nestas 6 carruagens linha da Beira Baixa acima.
Tudo isto apenas foi possível com a adesão e o apoio de várias associações, freguesias, municípios e empresas dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Guarda e Sabugal. Em especial, mais de uma dezena de parceiros, entre juntas de freguesia e associações, desempenharam um papel importante na recolha de inscrições e também de apoio à organização no próprio dia.

A Associação Move Beiras é uma associação sem fins lucrativos e foi criada com o intuito de valorizar as pessoas e os territórios percorridos pelas Linhas Ferroviárias de Beira Baixa e Beira Alta, através da utilização do comboio. Divulgar e valorizar o território, promover e realizar ações de cooperação com outras entidades que possam contribuir para a realização dos objetivos da associação.

Esta iniciativa vem, deste modo, reforçar o trabalho em equipa e o lema da Associação Move Beiras: "Há Linhas que nos unem e uma região que nos move!"

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB