Castelo Branco: CATAA procura participantes em estudo clínico

A equipa de investigação do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), sedeado em Castelo Branco, está a recrutar participantes para um estudo clínico inovador que visa avaliar o impacto do consumo diário de Kombucha na saúde.

  • Região
  • Publicado: 2024-09-19 11:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o estudo, aprovado pela Comissão de Ética do CATAA, visa avaliar o impacto do consumo diário de Kombucha na saúde e faz parte do projeto europeu FUSILLI, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

Podem participar pessoas entre os 18 e 60 anos, com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 34,9 kg/m². Para calcular o seu IMC, basta usar a fórmula:

IMC = Peso (Kg) / Altura² (m).

As pessoas deverão consumir 330 ml de Kombucha por dia, durante 1 mês. Serão realizadas análises de sangue, fezes e urina no início e no final, sendo todas as colheitas supervisionadas por profissionais de saúde. As consultas e colheitas serão feitas em Castelo Branco, Covilhã e Coimbra.

Este estudo não envolve a administração de medicamentos. Os participantes deverão apenas de consumir a Kombucha diariamente, e os seus dados serão tratados com total confidencialidade e privacidade, estando garantido o anonimato. Além disso, terão acesso aos resultados globais da sua avaliação nutricional e metabólica.

O objetivo principa do estudo é investigar como o consumo de Kombucha influencia a microbiota intestinal, bem como os parâmetros metabólicos, antropométricos e a função hepática. O estudo pretende contribuir para o aumento do conhecimento científico sobre os potenciais efeitos desta bebida fermentada.

As inscrições estão abertas até ao preenchimento das vagas. Os interessados podem inscrever-se através do formulário disponível no link abaixo:

Inscreva-se aqui

Garantia de Privacidade - Todos os dados recolhidos serão codificados, garantindo a privacidade, anonimato e confidencialidade dos participantes, em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia e a Declaração de Helsínquia. A participação é voluntária e os voluntários poderão desistir a qualquer momento.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB