O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) analisou um total de 10.401 reclamações no ano passado, uma subida homóloga de 16 por cento face a 2010, estando 70 por cento das reclamações relacionadas com a gestão de sinistro.
O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) analisou um total de 10.401 reclamações no ano passado, uma subida homóloga de 16 por cento face a 2010, estando 70 por cento das reclamações relacionadas com a gestão de sinistro.
Os restantes 30 por cento das reclamações dizem respeito a matérias relacionadas com o contrato e o atendimento, conforme salientou o ISP no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta do Mercado, referente a 2011, hoje divulgado. Refira-se que em 39 por cento das situações analisadas, os reclamantes não possuem qualquer relação contratual com a empresa reclamada.
"O acréscimo de 16 por cento no número global de reclamações analisadas pelo ISP, quando comparado com o do ano precedente, não deverá ser interpretado como significando uma degradação da qualidade do serviço prestado pelos operadores", frisou a entidade liderada por Fernando Nogueira, explicando que "regista-se uma tendência de diminuição da taxa de crescimento das reclamações apresentadas ao ISP, na medida em que o valor observado em 2010 foi de 29 por cento, e em 2009 a taxa de crescimento tinha sido de 33 por cento".
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