Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 28 de setembro de 2024

Albicastrenses participam no livro “Comemoração dos 100 anos da morte de António dos Reis”

Por: Diário Digital Castelo Branco

O lançamento do livro “Comemoração dos 100 anos da morte de António dos Reis” decorreu no edifício do “Centro de Estágios BTT / Trail Running” (antiga casa do benemérito António dos Reis), em Vila Nova, concelho de Miranda do Corvo, com o patrocínio da Junta de Freguesia de Vila Nova e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

Cinco cidadãos resolveram fazer uma pequena biografia de um grande benemérito da aldeia de Vila Nova, António dos Reis e também referências biográficas de Vila Nova e Miranda do Corvo, sendo dois dos autores oriundos do concelho de Castelo Branco: Jaime Magueijo e Luís Duque-Vieira.

Na mesa do lançamento do do livro estiveram a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Marilene Carvalho Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, José Alexandre Paiva e os autores: Maria Leonor Abelho, Fernando Pereira Rodrigues, Jaime Magueijo, Luís Duque-Vieira e também o Autarca de Vila Nova. Além do público presente que encheu a sala do evento, estiveram os Vereadores da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Armando Santos Ferreira e Rui dos Reis Godinho, a Presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, o director do Jornal “O Mirante”, António Ventura, o historiador Armindo Rodrigues e a proprietária da editora “Minerva”, Isabel Garcia.

António dos Reis foi um ilustre português que nasceu no Século XIX e faleceu no Século XX, oriundo de família humilde, que resolve procurar a sorte em Terras de Vera Cruz (Brasil), sendo bem-sucedido, onde alcançou uma fortuna considerável. Nunca esqueceu a sua aldeia, onde financiou grandes projectos como a construção de uma Escola Primária e o seu contributo para que Vila Nova fosse Junta de Paróquia / Junta de Freguesia independente da Junta de Paróquia / Junta de Freguesia de Miranda do Covo, situação que teve êxito no ano de 1907, em que o Chefe de Estado era o Rei Dom Carlos I e o Presidente do Concelho de Ministros, era o Conselheiro João Franco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!