A Associação Académica de Castelo Branco (AACB) levou a cabo no dia 30 de setembro, em parceria com a Junta de Freguesia, a 2ª edição do evento Noite de Fados, que contou com uma forte presença da comunidade estudantil e de diversas entidades autárquicas.
A escadaria do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, serviu de pano de fundo para que a fadista Ana Paula Martins, acompanhada de Custódio Castelo, pudessem através da sua música, dar as boas-vindas aos novos alunos que ingressaram este ano letivo 2024/2025 no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Os alunos que agora integram as seis escolas do IPCB foram presenteados com uma noite cultural em prol da música tradicional portuguesa e da divulgação de um dos locais mais emblemáticos da cidade albicastrense, que também se encontra a ser alvo de uma profunda reabilitação urbanística e onde irá nascer a futura sede da AACB e o Museu Académico.
É objetivo do Município de Castelo Branco, do IPCB e da Junta de Freguesia, que este evento possa ser replicado por muitos e bons anos, com o intuito de continuar a dinamizar o território, os eventos académicos e o trabalho da comunidade albicastrense.
Nas palavras do Presidente da AACB, Alexandre Pinto Lobo, "a união faz a força e este evento é de estudantes para estudantes e aqueles que estiveram aqui o ano passado como caloiros, estão cá novamente. Também já temos o local escolhido para a sede da AACB e para o Museu Académico para mostrarmos a nossa história, a do passado, a do presente e a do futuro".
Já o Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Pires, deu as boas-vindas a todas à "praça velha" para receberam "aquilo que fazemos bem, que é a nossa cultura, os nossos projetos e os nossos artistas. Os jovens que este ano chegam a Castelo Branco fazem hoje o primeiro dia da sua história coletiva neste instituto e nesta comunidade".
Por seu turno, António Fernandes, Presidente do IPCB, deixou bem claro o seu apoio aos estudantes (que já são quase 5 mil inscritos no IPCB) e enalteceu Alexandre Pinto Lobo pelo trabalho em prol da Academia.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, dirigiu-se em particular aos alunos da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e que "brevemente iremos nós também fazer uma noite de fados".
No encerramento do espetáculo, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, disse que "se vive mais uma vez Castelo Branco, a Academia e a magia do fado numa praça pública graças ao trabalho da AACB que serve para agregar e concretizar. Esta terra é de oportunidades e devemos saber o que ela representa. Para os que iniciam o seu percurso académico desejo trabalho, sorte e sucesso".
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet