Oleiros: “Fados no Largo” percorreu catorze localidades do concelho e regressa em 2025

Chegou ao fim a edição de 2024 da edição “Fados no Largo”, iniciativa do Município de Oleiros que levou concertos a catorze localidades do concelho. A programação teve início a 9 de Junho na Madeirã e terminou a 28 de Setembro, no Sobral.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-10-06 07:23
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O objetivo desta iniciativa, cuja primeira edição aconteceu em 2016 (em 2020 e 2021 foi suspensa devido à pandemia de Covid-19), é promover concertos de Fado nos locais mais desprovidos de atividades culturais. “Este ano levámos o ‘Fados no Largo’ ao Pião, à Amieira, a Sardeiras de Baixo ou Vilar-Barroco, por exemplo”, destaca, em nota de imprensa, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano. 

“A música tem uma ótima receção junto das nossas gentes. Os fadistas e os músicos enchem de vida os largos das igrejas, as eiras, os espaços ao ar livre onde outrora se faziam os bailes, as mondas, as desfolhadas, onde se reuniam as pessoas. São por isso espaços de boas memórias para as populações e que voltam a ganhar vida durante estes meses em que regressam os filhos, os netos, em férias”, completa Paulo Urbano. 

A iniciativa acontece anualmente nos meses de verão, precisamente “quando regressam os nossos emigrantes” e assim vai continuar, adianta Paulo Urbano. “É por causa do bom acolhimento que o “Fados no Largo” tem tido que vai manter-se com uma nova edição no verão de 2025”. 

Paulo Urbano relembra que o fado, a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal, “é um género musical que carrega em si um poderoso fator identitário de ligação a Portugal. O Fado permitiu que milhares de emigrantes se reconhecessem e ainda se reconheçam como portugueses e que os seus filhos e netos, nascidos fora de Portugal, mantenham uma raiz com o passado”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB