A artista plástica e ceramista Rosário Bello celebrou 30 anos de carreira no sábado, 5 de Outubro, com a inauguração de uma exposição retrospetiva sobre a sua multifacetada obra, na qual contou com a presença de inúmeros familiares e amigos, que encheram a Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.
Visivelmente emocionada pelo apoio neste dia tão especial, a artista que viveu entre os seis e os 22 anos no concelho agradeceu o reconhecimento da sua obra por parte do Município de Vila Velha de Ródão e dedicou a mostra à sua família, em particular aos pais, Joaquim e Leonor Bello, “porque apesar da arte não ser uma área fácil, nunca me impediram de sonhar”, assim como aos filhos e ao marido, pela “paciência e apoio”.
Lembrando que foi em Vila Velha de Ródão que apresentou a sua primeira exposição, Rosário Bello mostrou-se feliz por poder fazer aquilo que gosta e mostrar o seu trabalho “nesta galeria tão especial para mim”. “Eu acredito sempre na realização dos sonhos. É preciso muita persistência e muito trabalho, mas acredito que ainda tenho uma longa caminhada”, explicou a artista, mostrando-se otimista em relação ao futuro.
Na sua intervenção durante a cerimónia de inauguração, o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, congratulou-se pela moldura humana e destacou a qualidade da obra de Rosário Bello que, considera, “dignifica a arte e dignifica Vila Velha de Ródão”. “Esta é uma exposição que vai ficar na memória daqueles que aqui estão hoje e de todos os que a visitarem. Espero que esta retrospetiva seja um balanço para outos voos, pois ela tem uma enorme qualidade e estou certo de que ainda iremos ouvir falar muito da Rosário e da sua obra”, concluiu o autarca.
Intitulada “Rosário Bello – Retrospetiva, 30 Anos de Carreira", a exposição agora inaugurada vai estar patente até 31 de dezembro na Casa de Artes e Cultura do Tejo e nela é possível apreciar telas, peças de cerâmica e instalações, que representam as várias vertentes em que a artista plástica se tem expressado. De destacar a apresentação da coleção “Saias”, na qual se incluem três obras de arte dedicadas ao concelho de Vila Velha de Ródão, e de uma saia de quatro metros e um painel de azulejos concebidos especialmente para a exposição.
Natural de Nisa e residente em Castelo Branco, Rosário Bello é artista plástica, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora. O seu vasto currículo inclui a participação em mais 180 exposições de pintura, a nível nacional e internacional, de entre as quais se destacam mais de 20 exposições em Itália, no Centro di Aggregazione Culturale de Ragusa, e a presença no Salão de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre, em Paris, um dos mais importantes certames europeus de arte, nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022.
Ao nível da arte têxtil, a artista desenvolveu peças únicas com pintura à mão, que incluem criações para artistas nas mais diversas áreas e a participação na Covilhã Creative Week 2023, encontrando-se ainda representada com a sua arte e com vários murais e painéis em azulejo em diversas instituições e coleções particulares e públicas, a nível nacional e internacional.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet