Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de outubro de 2024

Documentário “Tradições da Sertã” apresentado a 19 de Outubro

Por: Diário Digital Castelo Branco

As Bonecas de Palhais, os Coscoréis e a produção de Medronho são produtos regionais com uma enorme tradição no concelho da Sertã.

Conhecidos pelas gentes da sua terra e até “além-fronteiras”, estes produtos deram origem a documentários, produzido pela Memória Média: e-Museu do Património Cultural Imaterial. 

A apresentação pública destes três documentários decorrerá a 19 de Outubro, às 18:00 horas, na Casa da Cultura da Sertã. A sessão de apresentação é de entrada livre, sujeita à lotação do espaço. O projeto será apresentado por Filomena Sousa e José Barbiéri, da Memória Média, seguindo-se a exibição resumida dos documentários. 

Em nota de imprensa, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal, refere que a concretização destes documentários “reveste-se de elevada importância, para perpetuar no tempo a história e a cultura locais, contribuindo para a sua transmissão às gerações mais novas e vindouras. É uma excelente inventariação de tradições que fazem parte da nossa história, como também é uma forma de incentivar à reflexão e à criatividade, no sentido de introduzir inovações, descobrindo novas formas de fazer e novas aplicações.”

A sessão finalizará com um debate/conversa acerca do documentário. Refira-se que na apresentação estarão presentes alguns dos intervenientes do documentário:

- Bonecas de Palhais: Ana Margarida Marçal, João Nunes Marçal Duarte, Virgínia Rosa Ferreira Marçal e participantes na Festa da Cumeada

- Coscoréis: Andreia Catarina Lourenço Marçal Nunes, Maria Fernanda Marçal da Silva Francisco, Maria Isabel Nunes Lourenço Marçal e participantes na Festa da Cumeada

- Produção de Medronho: Carolina Nunes, Elizabete Simões, João Dias, João Gama,

José Farinha Pires, José Mateus Simões, Rui Lopes e Rui Lourenço. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!